A conexão entre desenvolvimento, pesquisa e inovação são fundamentais para o desenvolvimento sustentável do setor público. Essas tendências marcaram o encontro entre a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Santa Catarina Parcerias (SCPAR), na última terça, 22, em Florianópolis.
Representantes da SCPar, o presidente Ricardo Moritz e o assessor especial do Governo do Estado Jamazi Alfredo Ziegler puderam conhecer os projetos desenvolvidos pela UFSC e FEPESE. Como objetivo, a identificação de sinergias para futuras ações conjuntas.
“A UFSC tem um ecossistema rico em inovação e a ideia dessa conexão é justamente mostrar as soluções que podemos oferecer à SCPar”, destaca o Secretário da SINOVA, Alexandre Ramos.
A UFSC é referência no Brasil. Só em 2019 foram realizadas cerca de 20 mil ações de extensão e três mil de pesquisa, de acordo com relatório de gestão da instituição. Esses resultados alcançados colocam a instituição entre as cinco melhores do país.
O Secretario de Planejamento da UFSC, Fernando Richartz, aponta que a instituição é um ambiente inovador e aberto às parcerias, tanto públicas como privadas.
“A Universidade é referência não só na promoção da ciência. Desenvolvemos diversas soluções nos âmbitos da administração pública e privada. Nosso intuito é sempre facilitar a gestão de nossos parceiros.”
Nesse cenário surgem as fundações de apoio, como a FEPESE – que já gerenciou mais de mil projetos. O foco de atuação está em auxiliar a gestão administrativa e financeira de projetos de ensino, pesquisa, extensão, inovação e desenvolvimento institucional.
“UFSC e FEPESE estão executando mais de 40 projetos em conjunto, em áreas como tecnologia, transportes, saúde, educação e meio ambiente, entregando valores relevantes para a sociedade”, comenta Maria Luisa Bruciapaglia, Gerente de Relacionamento da FEPESE.
A SC Par foi criada em 2005 com o objetivo de promover a atração de investimentos para Santa Catarina, implementando e desenvolvendo programas e projetos estratégicos de Governo. O escopo da entidade também abrange o apoio ao Programa de Parcerias Público-Privadas do Estado de Santa Catarina.
“A SC Par está em busca das melhores práticas institucionais. A UFSC e FEPESE podem ser grandes parceiros em nossos projetos,” aponta o Presidente da SC Par, Ricardo Moritz.
Marcus Vinicius/Assessoria de Comunicação