O fórum vai promover palestras com representantes de entidades como Ministério do Turismo, Sebrae Hub e ACATE. A temática principal do evento será a conscientização do uso da tecnologia na gestão pública do turismo, principalmente, em municípios de pequeno e médio porte. O objetivo é levar a gestores, prefeitos e administradores públicos uma maior compreensão sobre os chamados Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs).
O Fórum Turistech Brasil – Destinos Turísticos Inteligentes, Tecnologia & Governança acontecerá junto ao Summit Cidades 2022, entre os dias 23 e 25 de novembro, em Florianópolis. O evento busca promover inovações na ocupação dos espaços urbanos, unindo os setores público, privado e acadêmico. A realização em conjunto é uma ação estratégica que objetiva atingir de maneira mais assertiva os tomadores de decisão, assim, integrando municípios menores ao movimento de DTIs, promovendo uso da tecnologia pelas Secretarias de Turismo e promovendo a conexão entre poder público e ecossistema de inovação.
O que são os Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs)?
O conceito de Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs) vem sendo trabalhado desde 2012. Segundo a Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas (SAMP/SEGITTUR), um DTI é um espaço turístico inovador com infraestrutura tecnológica, garantindo o desenvolvimento sustentável do território, a interação do visitante com seu entorno e a qualidade de vida dos residentes. Em 2021, o Governo Federal por meio do Ministério do Turismo e do Ministério da Ciência lançou o DTI Brasil. O projeto selecionou 10 cidades com o objetivo de estimular o desenvolvimento dos conceitos de DTI no Brasil.
Realização: Fepese, Ciga e Cincatarina.
Correalização: Acate, Sebrae e OAB/SC.
Patrociador Diamante: SCC SBT, SCC10 e Ditec.
Patrocinador Ouro: Postmix.