Com o objetivo de criar soluções para “Cidades Inteligentes”, o Hackathon #DesenvolveSC Smart Cities focará na formação de equipes interdisciplinares para potencializar o desenvolvimento dos projetos. O evento acontece nos dias 23, 24 e 25 de novembro, em Florianópolis, fazendo parte da programação do Summit Cidades 2022. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela plataforma Sympla. A organização do evento é constituída por uma Comissão Organizadora, composta por integrantes das entidades: UFSC, CIGA, FEPESE, CIASC e ACATE.
Qual será o objetivo dos participantes?
Ao final do evento, as equipes devem apresentar soluções digitais que promovam a participação cidadã em audiências públicas, a utilização de inteligência artificial para otimização dos diários oficiais dos municípios de Santa Catarina e otimização dos dados da cidade na tomada de decisão do gestor público para a transformação em uma cidade inteligente. Os grupos devem apresentar um MVP (mínimo produto viável), demonstrando seu funcionamento.
Como será a avaliação do produto final?
As soluções desenvolvidas durante o evento deverão ser apresentadas pelas equipes para análise de duas comissões julgadoras. A primeira será composta por profissionais da vertente de negócios, que avaliarão as soluções a partir do pitch apresentado. A segunda vertente será a tecnológica, na qual outra comissão analisará código fonte e documentação apresentada. Todos os critérios de avaliação estão disponíveis no edital do evento.
Qual é a premiação?
Após a apresentação das equipes e a avaliação final, serão selecionadas as três melhores soluções em conformidade com os critérios pré-definidos. O valor da premiação para o primeiro lugar será de R$ 7 mil. A segunda e a terceira colocadas recebem, respectivamente, R$ 5 e R$ 3 mil reais. A premiação será entregue em até quatro semanas após o evento com data a ser definida pela Comissão Organizadora. Os prêmios serão oferecidos a cada participante da equipe, sendo pessoais e intransferíveis.
Como serão formadas as equipes?
As equipes deverão ter entre oito e dez membros, sendo, no mínimo, três de tecnologia, três de negócios e dois de design. No total, serão disponibilizadas 80 vagas, com direito à lista de espera. As vagas serão distribuídas entre os perfis de design, tecnologia e negócios, conforme as equipes forem sendo formadas. Cada participante deve se inscrever individualmente. Porém, caso já esteja em uma equipe, o nome da mesma deve ser inserido na plataforma. Caso contrário, o profissional será realocado em um grupo no dia do evento. Os profissionais de cada vertente são definidos pela organização do evento da seguinte forma:
- Negócios: participante que possui habilidade para criar algo com valor. Normalmente determina como seus produtos ou serviços serão desenvolvidos a partir de um modelo de negócio eficiente. Possui capacidade de planejamento por meio do estabelecimento de metas para o controle dos resultados e busca do sucesso de seu empreendimento. É um indivíduo que toma a iniciativa de empreender, analisa os riscos para viabilidade do projeto e mobiliza os recursos necessários. Tem a capacidade de demonstrar com clareza os valores e resultados que uma solução pode trazer.
- Tecnologia: participante com habilidade em programação e desenvolvimento de sistemas e soluções tecnológicas, seja por meio da implementação de novos códigos ou pela estruturação e composição de soluções que atendam aos desafios propostos. Normalmente busca o desenvolvimento de uma solução que atenda de forma eficiente as demandas do cliente.
- Design: participante com habilidades para o uso de ferramentas de design para a comunicação visual. Se preocupa com a usabilidade da solução desenvolvida. Normalmente é dinâmico e criativo e possui a habilidade de representar as ideias da equipe com as ferramentas certas para os momentos certos.
Realização: Fepese, Ciga e Cincatarina.
Correalização: Acate, Sebrae e OAB/SC.
Patrociador Diamante: SCC SBT, SCC10 e Ditec.
Patrocinador Ouro: Postmix.