Com o objetivo de promover a eficiência urbana dos municípios por meio da tecnologia, o Summit Cidades chega à sua segunda edição. O evento acontece nos dias 23, 24 e 25 de novembro no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis, e receberá prefeitos, gestores públicos, empresários e a comunidade acadêmica. Este ano, a temática principal é a transformação de cidades sustentáveis, resilientes e inteligentes. Os temas serão abordados em palestras, workshops e oficinas.
Durante os três dias do evento são esperadas cerca de 5 mil pessoas, dessa forma, promovendo a troca ideias e experiências sobre o meio-ambiente, turismo, tecnologia, gestão pública, transformação digital, empreendedorismo, infraestrutura e mobilidade urbana, sempre com foco em inovação. O summit é uma realização da Fepese, do Ciga e do Cincatarina, além de contar com a participação de outras entidades, como Acate, OAB/SC e Sebrae.
O principal nome confirmado entre os palestrantes do Summit Cidades 2022 é o de Ricardo Amorim. Economista mais influente do Brasil, de acordo com a revista Forbes, Amorim é atração importante nos eventos que participa, atraindo público e credibilidade. Já são mais de 2 mil palestras pelo Brasil e mais de 20 anos de presença no mercado financeiro.
As inscrições são gratuitas, mas limitadas e podem ser realizadas em summitcidades.com.br. A programação completa também pode ser conferida no site do Summit Cidades 2022.
Além do evento principal, ocorrerão projetos paralelos durante o Summit Cidades.
- Hackathon #DesenvolveSC: com o objetivo de criar soluções para “Cidades Inteligentes”, o evento focará na formação de equipes para desenvolver soluções digitais que promovam a participação cidadã em audiências públicas, a utilização de inteligência artificial para otimização dos diários oficiais dos municípios de Santa Catarina e a otimização dos dados para a tomada de decisão do gestor público.
- Turistech Brasil: a temática principal do fórum será a conscientização do uso da tecnologia na gestão pública do turismo, principalmente, em municípios de pequeno e médio porte. O objetivo é apresentar a gestores, prefeitos e administradores públicos uma maior compreensão sobre os chamados Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs).
- Summit Cidades Academy: a premiação receberá textos acadêmicos sobre o desenvolvimento urbano de forma sustentável, resiliente e inteligente. Um comitê internacional de 23 avaliadores julgará as produções.
- Summit Public: o evento será voltado para o desenvolvimento das secretarias municipais da Fazenda, focando em reformas tributárias, combate à sonegação com inteligência fiscal e convênios, entre outras temáticas.
Realização: Fepese, Ciga e Cincatarina.
Correalização: Acate, Sebrae e OAB/SC.
Patrociador Diamante: SCC SBT, SCC10 e Ditec.
Patrocinador Ouro: Postmix.