Plataforma facilita acesso e compartilhamento de informações. A Prefeitura de Florianópolis criou o “Ambiente de Gestão da Educação de Florianópolis”. Nesse ambiente virtual estão reunidas todas as informações relacionadas ao ensino do município e 15 bases de dados , como o do censo escolar. O lançamento da plataforma ocorreu nesta segunda-feira no Centro de Educação Continuada da Secretaria Municipal de Educação (SME), com a presença do prefeito Topázio Neto e do titular da Educação, Maurício Fernandes Pereira.
A plataforma, também conhecida como Ambiente de Inteligência, é uma inovação na gestão pública. Conforme o secretário Maurício Fernandes Pereira, ela amplia o acesso e o compartilhamento de informações e análise de dados em tempo real.
Para o prefeito Topázio Neto, Florianópolis necessitava ter uma ferramenta como essa para otimizar o seu atendimento à população. “Mesmo com a nossa excelência na educação, havia ainda dificuldade na integração de dados das diferentes áreas”.
Mauro Fiúza, presidente da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), ressalta a importância da concentração dessas informações. “Com as bases de dados reunidas em uma única plataforma, o gestor tem acesso à informação de maneira mais ágil e eficiente. Assim, pode tomar decisões mais assertivas no dia a dia”.
O Ambiente de Gestão da Educação de Florianópolis será utilizado pelos gestores do órgão central da SME. Estão reunidos na plataforma os sistemas de gestão administrativo-financeira, gestão de pessoas, gestão escolar e gestão de almoxarifado.
Na plataforma ainda estão 15 bases de dados, a exemplo do Censo Escolar, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Os indicadores públicos são importantes para identificação de setores a serem aperfeiçoados.
Texto: PMF
Fotos: Cristiano Andujar/PMF