Fale com um de nossos atendentes! Dúvidas relacionadas a estágios clique aqui  e de Concursos Públicos clique aqui.

28/11/2022

SEGUNDO DIA DO SUMMIT CIDADES DESTACA INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS E COM FOCO EM CONECTIVIDADE

A manhã do Summit Cidades teve como temática principal o uso da tecnologia em prol da sustentabilidade. Na abertura do segundo dia de evento, aconteceu a palestra Identidade digital e o Governo Municipal sem papel. O painel focou nas práticas que contribuem para a diminuição do uso de documentos impressos em repartições públicas e nos governos de âmbito federal, estadual e municipal. Os palestrantes defenderam que, além do caráter sustentável na diminuição do uso de papel, existe também vantagens em agilidade e fluidez na utilização de documentos e assinaturas digitais.

A palestra seguinte, intitulada Desafios e oportunidades da mobilidade sustentável nas cidades, também seguiu a temática de sustentabilidade. Os painelistas puderam expor suas pesquisas sobre o uso de energias renováveis em prol de uma mobilidade urbana eficiente. Erwin Werner, professor do Instituto Federal de Santa Catarina, destacou que mesmo trazendo redução de custo, ainda é caro adquirir um carro elétrico, por exemplo. “A tecnologia precisa chegar às pessoas”, enfatizou o especialista. Thiago Jeremias, pesquisador da Celesc, ainda explicou que “a mobilidade elétrico hoje é vista como uma oportunidade, não mais como um desafio”.

Além disso, o palco central recebeu uma palestra sobre o sistema 5G. O tema atual tratou de explicar o funcionamento da nova tecnologia. Destacou-se como a nova conectividade deve melhorar a rede móvel de internet, assim, ajudando o cidadão em diversas áreas do setor público. Um exemplo disso é a segurança, uma vez que a nova geração de conectividade é mais estável e pode atender com qualidade e agilidade desde os pontos mais movimentados de uma cidade, até os interiores dela.

O VIII Congresso de Licitações e Contratos seguiu com palestras sobre mudanças de cultura, licitações no metaverso e parcerias público-privadas. Além disso, o palco central também recebeu de forma remota o vencedor do Prêmio Nobel da Paz, Benny Dembitzer.

Outros destaques do dia
No Palco Cidades, pela manhã, chegou ao fim o fórum Turistech Brasil, evento que tratou sobre a implementação e o desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes. No período da tarde, no mesmo local, teve início o Summit Public, congresso voltado aos fiscais fazendários municipais. O início do evento paralelo se deu com a abertura do Fórum Sul Brasileiro de Secretários Municipais de Fazenda. O Public segue até sexta-feira tratando de finanças municipais e trâmites fiscais.

No Sebrae Social Up, aconteceram rodas de conversas sobre empreendedorismo em comunidades com foco em saúde, educação e questões sociais. No Hackathon, além das mentorias com as equipes, também ocorreram workshops sobre desenvolvimento de modelos de negócios. No Palco 180º, um dos destaques foi a palestra Transformação Digital: Por onde começar a Jornada no meu Município, por Sidnei Rodrigues. Segundo o especialista, “a transformação digital é para todos os municípios, não importa o seu tamanho”.

O segundo dia de evento contou com a transmissão do jogo entre Brasil e Sérvia, pela Copa do Mundo. A cervejaria Kairós contribuiu com a festa distribuindo chope aos participantes do Summit Cidades.

Evento completo
O Summit Cidades continuará debatendo a transformação digital dos municípios até amanhã, dia 25 de novembro.

Realização: Fepese, Ciga e Cincatarina.
Correalização: Acate, Sebrae e OAB/SC.
Patrociador Diamante: SCC SBT, SCC10 e Ditec.
Patrocinador Ouro: Postmix.