Fale com um de nossos atendentes! Dúvidas relacionadas a estágios clique aqui  e de Concursos Públicos clique aqui.

28/12/2022

FEPESE CELEBRA CONQUISTAS E CONSOLIDAÇÃO DE PROJETOS

O ano de 2022 marcou, para a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE), o retorno de grandes eventos presenciais, a concretização de antigas iniciativas e a criação de novos produtos e serviços. Parte da renovação está atrelada à posse da nova diretoria da instituição. Em agosto, Mauro Fiuza assumiu como presidente e Raimundo Nonato como diretor administrativo-financeiro. Ambos com mandato válido para o biênio de 2022-2024.

Durante a comemoração de 45 anos da FEPESE, em outubro deste ano, o presidente, ressaltou a evolução da instituição ao longo dos anos. “Começamos como gestora e capacitadora. Hoje, temos a agência de integração e os concursos. A fundação evoluiu porque o mercado pediu por isso, mas nunca deixamos de pensar nas pessoas”, afirmou. O conselheiro Altair Borgert celebrou a data e enfatizou o papel da instituição de “abrir a universidade e conectá-la com a sociedade”.

Construção de conexões e eventos

O principal evento promovido pela FEPESE em 2022 foi o Summit Cidades, uma parceria da entidade com os consórcios Cincatarina e Ciga. Esta foi a segunda edição do congresso, que contou com a presença de cerca de 3 mil pessoas, entre prefeitos, gestores públicos, acadêmicos e empreendedores.

O Summit Cidades 2022 promoveu palestras, rodas de conversa e workshops, buscando impulsionar o desenvolvimento de municípios mais sustentáveis, inovadores e tecnológicos. A edição deste ano aconteceu no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis. Com quase 150 speakers, as principais temáticas abordadas foram turismo, sustentabilidade, inovação, transformação digital e eficiência urbana.

Para a palestra de encerramento, o evento recebeu Ricardo Amorim. Em sua fala, o economista abordou a temática principal do evento: o desenvolvimento de Cidades Inteligentes. O palestrante focou, principalmente, na capacidade do Brasil em atrair investidores e crescer no mercado. “País emergente, mercado grande e com risco geopolítico baixo, só tem a gente”, definiu Amorim.

A fundação também participou de outros eventos como expositora. Um exemplo foi o Smart City Expo, em Curitiba, quando a FEPESE teve um estande em parceria com o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA), e o LabTrans da Universidade Federal de Santa Catarina. Além disso, a entidade também participou do CONCARH (Congresso Catarinense sobre Gestão de Pessoas), em julho, no Centrosul em Florianópolis. O evento, ainda, contou com a palestra do ex-atleta Paulão do Vôlei, parceiro da instituição.

Novos projetos e consolidação de parcerias

Em 2022, em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis, a FEPESE incluiu a gestão logística de Audiências Públicas em seu portfólio de Capacitação e Eventos. Ao todo, foram 16 audiências gerenciadas no município durante o ano. Entre os assuntos tratados estavam a Revisão e Adequação do Plano Diretor de Florianópolis 2022, o Projeto de Expansão e Aperfeiçoamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (PRAEB Educação) e o Relatório de Impacto Ambiental do projeto Parque Urbano e Marina da Beira-Mar Norte.

A Prefeitura de Florianópolis também foi parceira importante na implantação do mais novo produto da FEPESE: o Ambiente de Inteligência. O sistema busca dar suporte para a tomada de decisão dos gestores municipais com base em dados, norteando a elaboração de políticas públicas assertivas. A plataforma contempla mais de 150 painéis de dados relacionados a temas como administração pública, agricultura, assistência social, defesa civil, economia, educação, saneamento básico, saúde, segurança pública e turismo. Na capital, foi criado o Ambiente de Gestão da Educação de Florianópolis. No sistema foram reunidas todas as informações relacionadas ao ensino do município e 15 bases de dados, como o do censo escolar. O lançamento da plataforma ocorreu em outubro.

Entre os benefícios do Ambiente de Inteligência FEPESE estão a centralização e agilidade no acesso às informações municipais de várias áreas em um só lugar, além da possibilidade de se tomar decisões baseadas em dados que sejam mais assertivas e justificáveis. A plataforma é uma fonte de informação e traz transparência ao município, além de ser totalmente personalizável. É possível incluir informações de bases de dados próprias, por exemplo.

A Fundação em números

A Agência de Integração da FEPESE, em 2022, abriu 312 vagas e gerenciou, em média, 530 contratos de estágio por mês. Foram cerca de 100 novos clientes e geridos, em média, 90 contratos com clientes-empresas mensalmente.

Na área de Concursos, foram publicados 34 editais e operacionalizados 29 concursos públicos e processos seletivos. Ao longo do anos, 136.551 candidatos participaram e foram elaboradas 10.939 questões inéditas de prova.