O primeiro dia do Summit Cidades 2023 foi encerrado com uma cerimônia que reuniu diversas autoridades representando entidades do Estado de Santa Catarina, do governo federal, patrocinadores e apoiadores do evento. Em comum, todos destacaram a importância da aplicação de soluções tecnológicas para desenvolver os municípios catarinenses e parabenizaram a organização do encontro, que tem programações agendadas até a próxima quarta-feira, 28.
Em sua fala, o governador Jorginho Mello reforçou o caráter empreendedor dos catarinenses e destacou que os gestores públicos devem adotar as novas tecnologias para solucionar os problemas dos municípios. “Não tenho dúvida que esse encontro promove a modernidade e a troca de experiências. A vida acontece no município e o gestor precisa conhecer novas tecnologias, novas formas de administrar, porque a sociedade exige isso”, completa.
Representando o governo federal, o ministro dos Transportes, Renan Filho, disse estar impressionado com a organização da terceira edição do Summit Cidades. “Fico muito impressionado em ver um evento desta natureza, que busca discutir caminhos novos para o país, para as cidades, e integrar as boas práticas do setor produtivo com os setores governamentais. Espero que os investimentos do ministério em Santa Catarina favoreçam o ambiente produtivo e gerem cada vez mais oportunidades.”
Representando a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), uma das organizadoras do evento, o presidente Mauro Fiuza reforçou seu agradecimento aos apoiadores e parceiros do Summit Cidades 2023. “A cidade é o local mais importante, onde a gente mora, por isso a Fepese se alia a esse movimento de melhoria das cidades, sempre com o pensamento no futuro”, completa.
O Consórcio Interfederativo Santa Catarina (Cincatarina) também participa da organização do evento e foi representado pelo seu presidente, o prefeito Wilson Ribeiro Cardoso Junior, de Fraiburgo. “Aqui temos uma apresentação do que acontece nos municípios, os cases, e poder compartilhar isso com os nossos secretários e demais prefeitos é muito importante”. Fecha o grupo de entidades organizadoras do Summit Cidades 2023 o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA), presidido pelo prefeito Ércio Kriek, de Pomerode. “Este evento demonstra o sucesso de uma união de esforços de várias entidades. É um grande exemplo de que nós, nos municípios, precisamos estar juntos para atender nosso objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas”, finaliza.
Representando a bancada catarinense na Câmara dos Deputados, Carlos Chiodini ressalta a importância da promoção de ações inovadoras na gestão pública, um dos objetivos do evento. “O Summit coloca SC em um patamar de destaque, que condiz com o nosso tamanho e crescimento. Que este evento deixe um legado de sucesso, característica presente no nosso DNA.” Em nome dos deputados estaduais de Santa Catarina, Mauricio Eskudlark destaca o papel que a Assembleia Legislativa tem na desburocratização da gestão de negócios no Estado, enquanto o governo deve trabalhar na formação de novos profissionais da área de ciência, tecnologia e inovação.
O presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, conselheiro Herneus de Nadal, comentou sobre o papel fiscalizador, orientador e de prevenção do órgão, sobretudo em ações voltadas ao desenvolvimento de cidades inteligentes. O prefeito da cidade anfitriã do Summit Cidades 2023, Topázio Neto, parabenizou a organização e desejou um bom evento a todos os participantes. “Florianópolis fica encantada de receber todos aqueles que trabalham com a célula mais importante da nossa sociedade, onde as coisas acontecem, a nossa cidade. Que a gente possa sair daqui com muitas boas ideias para os nossos municípios”, completa.
Presidente da Federação Catarinense de Municípios e prefeita do município de Vargem, Milena Andersen Lopes, reforça a importância do evento para a melhoria da qualidade de vida nos municípios. “A conexão entre poder público, sociedade civil e sociedade privada fazem nossa força maior, para solucionarmos as demandas do povo catarinense. Como agentes de transformação, juntos, faremos nosso estado cada vez melhor”, finaliza.
Bruno Watte, diretor de Novos Negócios da NSC, patrocinadora Black do Summit Cidades 2023, destaca que o apoio ao evento ocorre porque o grupo também tem o objetivo de desenvolver as cidades e o estado de Santa Catarina. Enquanto isso, o presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), Iomani Engelmann Gomes, reforça a necessidade de mão de obra para empresas do ramo tecnológico e afirma que o evento é uma oportunidade de despertar esta consciência na sociedade. Já o diretor superintendente do SEBRAE-SC, Carlos Henrique Ramos da Fonseca, reforça o apoio da entidade no planejamento e desenvolvimento econômico das cidades, à desburocratização da abertura de empresas e à educação empreendedora.
Representando a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, o advogado Pedro Cascaes Neto destaca que esta edição do Summit Cidades reúne autoridades de renome nacional do ramo jurídico, que contribuirão com palestras sobre o desenvolvimento e o futuro das cidades. O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, valorizou as ações e a importância da UFSC para Santa Catarina e reforçou a importância dos temas debatidos no evento.