Texto: Secretaria de Comunicação de São José
A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, publicou no Diário Oficial dos Municípios, a contratação da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), para prestação de serviço técnico especializado de coordenação, organização, planejamento, publicidade, elaboração e aplicação de avaliação por meio de provas objetivas e testes de condicionamento físico para o concurso da Guarda Municipal de São José (GMSJ). A meta da administração é de contratar, a princípio, 40 novos guardas municipais e fazer cadastro reserva.
Segundo a secretária de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, Andréa Luiza Grando, a Fepese tem um prazo de até 60 dias para enviar a minuta do edital e organizar toda documentação para realização da prova objetiva e demais fases do concurso. “A nós, por enquanto, cabe montar as comissões para acompanhamento, inclusive da área de saúde, para avaliação dos exames médicos”.
A comandante da Guarda Municipal de São José, Ane Warmling, informa que a corporação atualmente conta com 110 agentes devidamente treinados e capacitados constantemente e que com o concurso será reforçada a atuação no Município. Em 19 de abril de 2004 foi sancionada a lei que criava a Secretaria de Segurança e Defesa Social de São José e junto com ela, nascia a Guarda Municipal. A instituição concretizou-se em São José antes mesmo da criação do Estatuto da Guarda Municipal, que só viria a existir dez anos mais tarde.
A Fepese foi fundada em 1977 e especializada na realização de concursos públicos em Santa Catarina e é qualificada como instituição de apoio à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).