Fale com um de nossos atendentes! Dúvidas relacionadas a estágios clique aqui  e de Concursos Públicos clique aqui.

25/04/2024

Fepese divulga relatório sobre a dengue no Brasil no 1º tri

Relatório dos casos de dengue no território nacional de janeiro a março de 2024

A Fepese divulga hoje (25) seu primeiro relatório sobre os casos de dengue no Brasil durante o período de janeiro a março de 2024, com base nos dados fornecidos pelo Ministério da Saúde. Conforme dados da pasta, 1.020 mortes foram confirmadas no período e os casos somam 2,6 milhões. Cerca de 1,5 mil óbitos ainda estavam sob investigação. Ao menos oito estados e o DF decretaram epidemia de dengue.

Análise dos Casos

Durante os primeiros três meses de 2024, o Brasil enfrentou um aumento preocupante nos casos de dengue em comparação com o mesmo período do ano anterior. A disseminação da doença foi observada em todo o território nacional, exigindo uma resposta coordenada das autoridades de saúde para mitigar os impactos.

Estatísticas de Casos

Janeiro
No mês de janeiro, foram registrados um total de 526 mil casos prováveis de dengue em todo o país, representando um aumento de 433% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Fevereiro
Em fevereiro, o número de casos de dengue mais que dobrou, atingindo um total de 1 milhão e 306 mil casos prováveis, registrando uma alta de 567% em relação a 2023.

Março
Em março, o aumento de casos foi mais sutil em relação a fevereiro, com um total de 1 milhão e 350 mil casos prováveis de dengue reportados em todo o país, ainda sendo um aumento alarmante de 255% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Comparação de Óbitos por Estado

A seguir, está uma tabela com o número de óbitos por dengue nos estados brasileiros no período de janeiro a março de 2024. Para fins de comparação, na coluna da direita, incluímos o número de mortes pela doença no período total de 2023, de janeiro a dezembro, em cada estado.

Distrito Federal vive pior surto de dengue da história

O DF é a unidade da federação com maior incidência de casos da doença e o que mais registrou mortes desde janeiro deste ano. Em três meses de 2024, registrou 207 mortes, muito além dos 7 óbitos contabilizados no ano passado inteiro.

Para ampliar o cuidado dos pacientes com a doença, o DF instalou 20 tendas de acolhimento à população. Os espaços fornecem suporte médico emergencial, com polos de hidratação e cuidados. Algumas dessas estruturas temporárias oferecem atendimento 24 horas.

Uma nova arma de combate também passou a ser adotada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, que treinou 60 militares do exército para aplicar um novo tipo de inseticida — o aero system — contra a dengue em residências. A ação é realizada junto ao fumacê, e pretende eliminar formas adultas do mosquito Aedes aegypti. Segundo a SES-DF, cada soldado poderá realizar seu trabalho, diariamente, em até 80 casas.

Perfil Dengue Brasil 2024: sexo, raça e pirâmide etária dos casos prováveis

Principais Sintomas Dengue

Os casos de dengue no Brasil durante o primeiro trimestre de 2024 representam um desafio significativo para as autoridades de saúde pública. O aumento na incidência da doença, juntamente com o número crescente de óbitos, destaca a urgência de medidas eficazes de controle e prevenção em todo o país.
Entre os principais sintomas, estão febre alta, dores musculares e articulares, dor de cabeça, sangramento espontâneo e cansaço extremo. Em casos mais graves, pode causar hemorragia grave, choque e até mesmo levar à morte.
A prevenção envolve medidas para controlar a população de mosquitos e proteger-se contra picadas, como o uso de repelentes e roupas que cubram a maior parte do corpo. Em caso de suspeita, é importante procurar atendimento médico imediatamente.

Acesse o relatório na íntegra abaixo:

Anexos

➡ RELATÓRIO: Dengue Jan-Mar 2024 (edição 1)