A Prefeitura de Foz do Iguaçu lançou, nesta quarta-feira (6), uma pesquisa on-line para ouvir a população sobre o transporte coletivo da cidade. A iniciativa integra uma série de estudos técnicos conduzidos pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), com o objetivo de subsidiar a nova licitação do sistema.
Referência nacional em estudos de mobilidade urbana, a Fepese foi contratada para desenvolver o diagnóstico completo do transporte público municipal. Além do questionário digital (disponível até 31 de agosto), a Fundação também coordena o estudo de origem-destino, com entrevistas domiciliares, e já realizou a pesquisa de embarque e desembarque em 16 das 33 linhas do sistema, com coleta de dados nos horários de pico.
“A participação da população neste processo é essencial para construirmos um sistema mais eficiente e alinhado às reais necessidades dos usuários”, destacou a secretária de Transportes e Trânsito, Aline Maicrovicz.
A pesquisa on-line é composta por cinco blocos de perguntas e pode ser acessada pelo link disponibilizado pela prefeitura. Os temas incluem motivos do uso do transporte (trabalho, lazer, estudo), tempo de deslocamento, forma de pagamento da tarifa e avaliação sobre conforto, acessibilidade, horários e rapidez dos trajetos.
Todos os dados estão sendo analisados pela equipe técnica da Fepese e servirão de base para o novo modelo de transporte coletivo da cidade, que deve ser apresentado em outubro.
Confira a matéria completa aqui.