A missão internacional em Barcelona, Espanha, liderada pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), está chegando ao fim. A agenda da sexta-feira (7) contou com visita técnica no IAAC – Institute for Advanced Architecture of Catalonia, referência global em urbanismo inteligente e sustentabilidade. Uma importante oportunidade para conhecer projetos que estão redesenhando o futuro das cidades.
No instituto, a comitiva brasileira, composta por gestores públicos, parlamentares e profissionais de diferentes áreas, conheceu de perto os grandes responsáveis por Barcelona ser uma das principais referências em eficiência urbana do mundo. O grupo foi recebido pelo cofundador do IAAC, Willy Müller, que é arquiteto e urbanista, e doutor pela Università degli Studi di Genova (UNIGE).
Müller é responsável pela criação do Urban Sciences Lab, e codiretor da pós-graduação Maestría en Urbanismo Próximo (MaUP) do IAAC além de liderar, desde 2003, o X-Urban Design Studio do programa Master in Advanced Architecture. Foi CEO da Barcelona Regional Agency (2011–2015) e coordenou projetos urbanos em diversas cidades da Europa e da América Latina, como São Petersburgo, Rio de Janeiro e Vitória.
Ao chegarem na sede, que é um prédio tombado por ser uma antiga fábrica, a visita técnica começou com um tour por toda a estrutura, e em seguida o grupo se dirigiu ao IAAC Atelier, lá o anfitrião pediu para que cada um da comitiva se apresentasse. Nesse momento o Prefeito de Bom Jardim da Serra, Pedro Luiz Ostetto comentou com entusiasmo “estou levando muitas ideias para que possa implantar no nosso município, que é pequeno em número de habitantes mas com um futuro muito grande, é uma cidade próspera. Essa é uma viagem que vai ficar pra história”.
Institute for Advanced Architecture of Catalonia
O Institute for Advanced Architecture of Catalonia (IAAC) é um dos mais importantes centros globais de educação, pesquisa e inovação em arquitetura, urbanismo e tecnologias aplicadas às cidades. O instituto atua na fronteira entre ciência, design e sustentabilidade, desenvolvendo soluções que unem tecnologia e responsabilidade urbano-ambiental.
O IAAC se dedica a imaginar e construir o futuro das cidades, por meio de experimentos e projetos que transformam ideias em aplicações concretas. Sua abordagem interdisciplinar reúne profissionais das áreas de arquitetura, engenharia, biologia, tecnologia e gestão pública em torno de um mesmo propósito: criar ambientes urbanos mais eficientes e conectados. Com projetos em parceria com União Europeia e MIT, o IAAC tem contribuído para a criação de políticas e tecnologias que orientam o desenvolvimento urbano em escala internacional.