A instituição terá participação especial no evento e disponibiliza desconto a seus parceiros.
A Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) será apoiadora institucional do Festival Conecta+ 2025, que chega à sua terceira edição consolidado como um dos principais encontros nacionais sobre inovação, economia criativa e empreendedorismo. O evento será realizado nos dias 12 e 13 de setembro de 2025, no Teatro Hermelinda Izabel Merize, em São José (SC).
A programação contará com palestras de especialistas de referência nacional, feira de negócios com dezenas de expositores, oficinas práticas para o desenvolvimento de competências profissionais, além de atividades culturais e gastronômicas abertas ao público.
A Fepese estará presente sendo representado pela sua vertical Fepese Estágios, agência que conecta empresas, estudantes e instituições de ensino, fortalecendo a formação profissional e ampliando oportunidades no mercado de trabalho. Como parte da parceria, a instituição disponibiliza cupom de 70% de desconto para participação no Festival Conecta+ 2025.
Com a proposta de conectar pessoas, ideias e oportunidades, o Festival Conecta+ busca oferecer experiências imersivas para empresários, empreendedores, gestores, estudantes e profissionais de diferentes áreas. Com o apoio à iniciativa, a Fepese reforça seu compromisso em promover o desenvolvimento socioeconômico por meio da educação, da inovação e da construção de redes de colaboração.
As inscrições com cupom FEPESE aplicado podem ser feitas pelo link: sympla.com.br/evento/festival-conecta-2025/2675774?d=fepese
O transporte coletivo de São José entrou em uma fase decisiva para sua modernização após 16 anos sem atualizações. Em reunião realizada nesta segunda-feira (1º), a Prefeitura recebeu da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) o modelo inicial que servirá de base para a futura licitação do sistema, cuja última versão data de 2008.
A expectativa é que o estudo, conduzido pela Fepese com apoio técnico do LabTrans/UFSC, seja concluído até novembro. O levantamento contemplará planilhas de custos, diretrizes operacionais e a formulação de um novo modelo de funcionamento do transporte coletivo, adequado ao crescimento populacional e à expansão urbana do município.
Entre as propostas apresentadas está a ampliação do sistema, que hoje opera com sete linhas e 20 ônibus, para 13 linhas e 30 veículos, incluindo duas circulares. Também estão previstos pontos de integração temporal, que permitirão ao usuário embarcar em diferentes locais dentro de um período definido sem pagar nova tarifa, além da implementação de estruturas em áreas estratégicas e um sistema de bilhetagem mais eficiente.
O diagnóstico técnico elaborado pela Fepese tem como base uma ampla coleta de dados realizada entre junho e julho. Foram 902 entrevistas domiciliares para a Pesquisa Origem e Destino, 52 entrevistas dentro dos ônibus para a Pesquisa de Embarque e Desembarque e mais de 1.140 participações em pesquisa online, ainda em andamento.
De acordo com a equipe técnica da Fepese, o próximo passo será redesenhar rotas, calcular custos, definir a configuração das linhas e criar um sistema sustentável para operadores e atrativo para os usuários. A fundação ressalta que, com o diagnóstico consolidado, a etapa técnica de formulação do novo modelo operacional já está em andamento e vai nortear a modernização do transporte coletivo de São José.
Atualmente, o transporte coletivo municipal atende cerca de 150 mil passageiros por mês, com operação das 5h30 às 22h30. Além da atualização do sistema interno, São José também participa das discussões sobre integração metropolitana, em busca de soluções conjuntas para facilitar a mobilidade em toda a Grande Florianópolis. Com apoio da Fepese, o município dá um passo estratégico para garantir um transporte público mais moderno, eficiente e conectado às necessidades da população.
A Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) realizou, na sexta-feira (29), mais uma edição do projeto Café com Fepese, que nesta ocasião abordou o tema “Coleta Seletiva: Responsabilidade Compartilhada”. O encontro ocorreu no espaço de coworking da sede da Fundação e reuniu colaboradores para refletir sobre práticas sustentáveis no ambiente de trabalho.
As convidadas Gabriela Zampieri e Lais Rozone, servidoras da Coordenadoria de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), representaram o Programa UFSC Sustentável, iniciativa que lidera, organiza e conecta ações de sustentabilidade dentro da universidade. Elas apresentaram as diretrizes do programa e destacaram a importância da coleta seletiva como um compromisso coletivo, que depende tanto das escolhas individuais quanto do engajamento institucional.
O Programa UFSC Sustentável, conduzido pela Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e vinculado ao Gabinete da Reitoria, envolve a Comissão Permanente de Sustentabilidade, a comunidade acadêmica e uma ampla rede de grupos de pesquisa, programas de pós-graduação e parceiros institucionais. Seu objetivo é promover a sustentabilidade ambiental, social e econômica em todos os campi da UFSC.
Instalada dentro do campus universitário, a Fepese reforça seu compromisso de colaborar ativamente com essas iniciativas, reconhecendo a relevância da integração entre práticas sustentáveis e a rotina institucional. O encontro também proporcionou espaço para troca de experiências, esclarecimento de dúvidas e construção de propostas voltadas à preservação ambiental.
A Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) marcou presença no 67º Congresso Estadual de Municípios, um dos encontros municipalistas mais tradicionais do Brasil, que reune gestores públicos de todo o país para uma imersão completa em três dias de atividades. Durante o evento, nossa equipe acompanhou palestras, debates, plenárias e uma das principais feiras de soluções públicas do calendário nacional, absorvendo práticas inovadoras de gestão municipal e fortalecendo a visão estratégica da instituição.
O congresso reuniu representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, promovendo a integração entre União, Estado e Municípios. A iniciativa privada, o terceiro setor e o Sistema S também participaram ativamente, apresentando soluções que transformam políticas públicas em resultados concretos.
A presença da Fepese permitiu à equipe ampliar conhecimentos sobre boas práticas de gestão, explorar oportunidades de parcerias e acompanhar de perto as tendências em inovação, sustentabilidade e desenvolvimento municipal. Além das atividades técnicas, o congresso contou com apresentações culturais e esportivas que celebraram os territórios e incentivaram a troca de experiências entre os participantes.
Com essa participação, a Fepese reforça seu compromisso em atuar como ponte entre diferentes setores, contribuindo para o fortalecimento da gestão pública e para a construção de cidades mais inovadoras e inclusivas.
Nesta terça-feira (26), em Florianópolis, a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) foi a instituição convidada para a Reunião de Diretoria Ampliada do Secovi Florianópolis/Tubarão, sindicato que representa empresas de compra, venda, locação, administração de imóveis, incorporadoras, shopping centers e condomínios.
O superintendente geral da Fundação, Marcelino Ito, falou sobre como a instituição apoia ideias, projetos, empresas e organizações, para conectar pessoas, empresas e governos. Uma proposta que, de acordo com o presidente do Secovi, Márcio Koerich, aproxima as duas entidades e inspira um diálogo na busca por uma atuação colaborativa, em favor do mercado imobiliário e condominial. A Fepese também foi representada por Antonio Ricardo Machado Slosaski, assessor de projetos especiais.
Em outro ponto da pauta, a reunião do Secovi debateu as estratégias sobre a questão dos portais imobiliários. Um grupo de trabalho irá analisar a atual situação e formular propostas que unifiquem as imobiliárias em torno de um projeto que atenda suas necessidades. A presença da Fepese reforça seu papel como parceira estratégica em projetos de inovação e desenvolvimento, contribuindo com soluções que apoiam diferentes setores da economia catarinense e nacional.
A Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) esteve na Prefeitura de Caçador na última sexta-feira (22) para a entrega oficial do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). O plano foi elaborado com a participação da Fepese, em parceria com a Prefeitura de Caçador, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e com o Conselho Municipal de Saneamento Básico, contando com financiamento do Fundo Municipal de Saneamento Ambiental. Com investimento total de R$ 715.800, o objetivo é de que o documento oriente as ações do município para esta área pelos próximos 20 anos.
Com a colaboração da Fepese, o PMGIRS apresenta um diagnóstico detalhado da situação atual do município e define melhorias, metas e estratégias para a gestão sustentável dos resíduos sólidos e da limpeza urbana. O documento inclui programas, normas e mecanismos de execução, sempre com foco na transparência e na participação social.
Durante sua elaboração, foram realizadas oficinas temáticas abertas, além de consulta e audiência pública, garantindo que a população pudesse contribuir ativamente no processo. A entrega do plano reforça o compromisso da Fepese com soluções técnicas de qualidade que unem planejamento, governança e sustentabilidade, promovendo eficiência e qualidade de vida para a população de Caçador.
Fepese realizou nesta sexta-feira (22) o último encontro da série dedicada à saúde no trabalho. O tema em destaque foi o estresse, um dos principais desafios enfrentados por profissionais em diferentes áreas.
A conversa foi conduzida pela psicóloga Renata Regis, da Humanizar Treinamentos, que apresentou os efeitos do estresse sobre o corpo e a mente, como tensão muscular, dores de cabeça, problemas digestivos, alterações no sono, ansiedade, irritabilidade e esgotamento mental. Também foram abordados os diferentes tipos de transtornos de ansiedade, ampliando a compreensão sobre como esses quadros se manifestam e podem impactar a vida pessoal e profissional.
Além de compreender esses sinais, os participantes foram convidados a refletir sobre formas de gestão do estresse, como o autoconhecimento para identificar gatilhos, a organização das rotinas com pausas conscientes, o cuidado com hábitos de vida mais saudáveis e a importância do apoio e do diálogo no ambiente de trabalho.
A série de encontros reforça o compromisso da Fepese em oferecer espaços de diálogo e aprendizado sobre temas que impactam diretamente o dia a dia das equipes e a construção de ambientes de trabalho mais saudáveis.
A Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) esteve presente, nesta quarta-feira (20), em uma importante cerimônia realizada no Palácio da Agronômica, onde foram assinados 50 novos projetos de investimentos voltados ao setor industrial. As iniciativas, lideradas pelo Governo de Santa Catarina, têm como objetivo impulsionar o desenvolvimento econômico e ampliar a geração de empregos no estado.
Representada por seu Assessor de Projetos Especiais, Antonio Ricardo Machado Slosaski, a Fepese reforçou seu papel estratégico no apoio a ações que fortalecem a competitividade e a inovação industrial. Parceira do Grupo Piracanjuba em diferentes iniciativas, a Fundação celebrou junto à empresa, representada pelo Diretor de Relações Institucionais, Marcelo Costa Martins, mais um marco na consolidação de investimentos que beneficiam Santa Catarina.
Ao participar do encontro, a Fepese reafirma sua missão de atuar como ponte entre o setor público, a iniciativa privada e a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e socioeconômico do estado.
A Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) marcou presença na 30ª edição do Top of Mind, uma das mais tradicionais premiações do Estado, realizada nesta quinta-feira (14), na sede da FIESC, em Florianópolis. Neste ano, a fundação foi uma das patrocinadoras do evento, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina.
O presidente da Fepese, Mauro Fiuza, representou a instituição na solenidade, que reuniu empresários, lideranças e autoridades para celebrar as marcas mais lembradas pelos catarinenses. Além do patrocínio, a Fepese também teve papel de destaque na cerimônia, com Mauro Fiuza participando da entrega de troféus em algumas categorias.
Promovido pela NSC Comunicação, o Top of Mind 2025 destacou empresas e instituições de diferentes setores que permanecem na memória e no coração da população catarinense. Foram anunciados os vencedores das edições Top Executivo e Top População, resultado de ampla pesquisa de mercado.
Ao apoiar o evento, a Fepese reforça sua missão de contribuir para o fortalecimento das organizações públicas e privadas do Estado, incentivando a inovação, a excelência e a valorização das marcas que impactam positivamente a sociedade.
O projeto do túnel submerso que ligará as cidades de Itajaí e Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, acaba de avançar com a participação direta da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese). A instituição foi responsável por operacionalizar o processo seletivo de consultores especialistas em mobilidade, infraestrutura viária e aquisições para o Projeto Integrado de Mobilidade Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí (PROMOBIS), que dará suporte à implantação da obra.
Ao conduzir a escolha dos profissionais, seguindo rigorosamente os princípios da administração pública como transparência, legalidade, impessoalidade e eficiência, a Fepese reafirma seu compromisso com o desenvolvimento de cidades mais dinâmicas e eficientes.
Em julho, a Secretaria do Tesouro Nacional autorizou uma operação de crédito internacional no valor de US$ 12,19 milhões, cerca de R$ 66 milhões, para Navegantes, recursos que serão utilizados na execução do projeto. O túnel usará a mesma tecnologia aplicada no projeto Santos-Guarujá, em São Paulo, e semelhante à que está sendo construída entre a Dinamarca e a Alemanha, o maior túnel imerso do mundo.
As cidades de Itajaí e Navegantes são separadas pelo Rio Itajaí-Açu, cuja travessia hoje é feita pela BR-101 ou por balsas. A escolha pelo túnel considerou fatores como a presença do Aeroporto de Navegantes e dos portos de Itajaí e Portonave, que inviabilizariam uma ligação por ponte devido às restrições de altura para aeronaves e navios.
A estrutura terá cerca de 500 metros de comprimento, 36 metros de largura e ficará a 29 metros de profundidade, permitindo a travessia de veículos em até dois minutos. Haverá três faixas por sentido, uma exclusiva para transporte coletivo, e um espaço central para pedestres e ciclistas com esteiras rolantes e elevadores de acesso.
A obra será viabilizada por meio de parceria público-privada, com investimento estimado em US$ 180 milhões, aproximadamente R$ 975 milhões. A licitação deve ser lançada entre 18 e 24 meses após a assinatura do contrato com o Banco Mundial, e o início das obras está previsto para o segundo semestre de 2028, com conclusão até 2032.
Com a participação estratégica da Fepese na seleção dos especialistas que conduzirão estudos e análises essenciais para o projeto, o túnel submerso entre Itajaí e Navegantes se consolida como um marco para a mobilidade de Santa Catarina.
Confira a matéria completa do portal g1.
A Fepese está com inscrições abertas para uma série de concursos públicos e processos seletivos que oferecem oportunidades em diferentes regiões e áreas de atuação. As vagas contemplam cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior, abrangendo setores como administração, educação, segurança pública, saúde, tecnologia da informação e serviços gerais.
As provas estão programadas para ocorrer nos próximos meses, e cada processo conta com edital detalhado, prazos definidos e etapas organizadas para garantir transparência e credibilidade.
Concurso Público CINCATARINA 2025
O Consórcio Interfederativo Santa Catarina está com inscrições abertas para seu concurso público. São oportunidades para candidatos com formação nos níveis fundamental, médio e superior, com salários que podem chegar a R$ 7.686,49. As provas serão realizadas nas cidades de Florianópolis e Fraiburgo, no dia 21 de setembro de 2025. As inscrições estão abertas até 29 de agosto de 2025, às 16h, exclusivamente pelo site 2025cincatarina.fepese.org.br.
Processo Seletivo COMCAP 2025 – Prefeitura de Florianópolis
A Autarquia de Melhoramentos da Capital está recebendo inscrições para seu processo seletivo, com vagas para Gari de Coleta, Gari de Limpeza Pública e Motorista. A prova objetiva será realizada no dia 7 de setembro de 2025. As inscrições podem ser feitas até 22 de agosto de 2025, às 16h, no site 2025seletivocomcap.fepese.org.br.
Concurso Público – Policial Municipal | Prefeitura de Chapecó
A Prefeitura de Chapecó abriu inscrições para o concurso público com 45 vagas para o cargo de Policial Municipal. Os candidatos devem possuir ensino médio completo e CNH categoria AB. A carga horária é de 40 horas semanais, com vencimento inicial de R$ 3.698,13. As inscrições podem ser feitas até 1º de setembro de 2025, às 16h, pelo site 2025pmchapeco.fepese.org.br. A prova objetiva está prevista para 21 de setembro de 2025.
Concurso Público – Educação | Município de Águas de Chapecó
O Município de Águas de Chapecó está com inscrições abertas para o concurso público do edital 002/2025, com vagas para Professor de Artes, Professor de Ensino Religioso, Professor de Informática, Professor de Inglês e Auxiliar de Sala. As inscrições estão abertas até 5 de setembro de 2025 e a prova objetiva será realizada em 28 de setembro de 2025. O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no site 2025educaaguasdechapeco.fepese.org.br.
Concurso Público – Administração Geral | Município de Águas de Chapecó
Também no Município de Águas de Chapecó, estão abertas as inscrições para concurso público com vagas em diversas áreas, incluindo Analista Tributário, Contador, Médico, Psicólogo, Nutricionista, Técnico em Enfermagem, Motorista e Auxiliar de Serviços Gerais. As inscrições vão até 5 de setembro de 2025, com prova objetiva prevista para 28 de setembro de 2025. As informações completas estão no site 2025admaguasdechapeco.fepese.org.br.
Na quinta-feira (7), a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), em parceria com a Humanizar Treinamentos, participou de uma reunião no gabinete do vereador João Padilha, em Florianópolis. O encontro teve como objetivo discutir a construção de futuras parcerias e projetos voltados ao cuidado e à valorização de pessoas.
Entre os temas abordados, esteve a iniciativa Quem Cuida de Quem Cuida, voltada ao apoio e reconhecimento de cuidadores que dedicam seu trabalho e atenção ao próximo.
A Fepese destacou que a formação de alianças estratégicas com organizações que compartilham valores semelhantes potencializa o alcance e o impacto das ações, contribuindo para o desenvolvimento humano e para a promoção de resultados sociais positivos e duradouros.
A instituição agradeceu a recepção do vereador e reiterou a confiança no potencial da parceria para fortalecer ações voltadas ao bem-estar social.
A Prefeitura de Foz do Iguaçu lançou, nesta quarta-feira (6), uma pesquisa on-line para ouvir a população sobre o transporte coletivo da cidade. A iniciativa integra uma série de estudos técnicos conduzidos pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), com o objetivo de subsidiar a nova licitação do sistema.
Referência nacional em estudos de mobilidade urbana, a Fepese foi contratada para desenvolver o diagnóstico completo do transporte público municipal. Além do questionário digital (disponível até 31 de agosto), a Fundação também coordena o estudo de origem-destino, com entrevistas domiciliares, e já realizou a pesquisa de embarque e desembarque em 16 das 33 linhas do sistema, com coleta de dados nos horários de pico.
“A participação da população neste processo é essencial para construirmos um sistema mais eficiente e alinhado às reais necessidades dos usuários”, destacou a secretária de Transportes e Trânsito, Aline Maicrovicz.
A pesquisa on-line é composta por cinco blocos de perguntas e pode ser acessada pelo link disponibilizado pela prefeitura. Os temas incluem motivos do uso do transporte (trabalho, lazer, estudo), tempo de deslocamento, forma de pagamento da tarifa e avaliação sobre conforto, acessibilidade, horários e rapidez dos trajetos.
Todos os dados estão sendo analisados pela equipe técnica da Fepese e servirão de base para o novo modelo de transporte coletivo da cidade, que deve ser apresentado em outubro.
Confira a matéria completa aqui.
A Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) esteve na sede da Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis, nesta quinta-feira (31), para uma reunião voltada à construção de futuras parcerias na próxima edição do Summit Cidades. O encontro marcou o início de um diálogo entre as instituições para ampliar a presença da Defensoria no evento.
Participaram da reunião o Defensor Público-Geral em exercício, Thiago Burlani Neves; o Defensor Público Chefe de Gabinete, Tiago Queiroz da Costa; a Coordenadora do Centro de Estudos, Fernanda Mambrini Rudolfo; a Diretora-Geral Administrativa, Fabíola Rossi Menegotto; a Assessora Jurídica da Assessoria de Projetos Especiais, Andressa Martins; e a Assessora Jurídica do Gabinete, Ana Assi Farias Schifter.
A Defensoria demonstrou interesse em participar mais ativamente do Summit Cidades 2026, reconhecendo a importância do evento como espaço de articulação entre diferentes atores públicos e privados em torno de soluções para cidades mais humanas, acessíveis e inovadoras.
Organizado pela Fepese, em parceria com os consórcios Ciga e Cincatarina, o Summit Cidades é reconhecido por promover o protagonismo municipal e fomentar políticas públicas centradas nas pessoas. A aproximação com a Defensoria reforça o compromisso do evento com a construção de cidades mais justas e comprometidas com a população.
A Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) recebeu, nesta terça-feira (29), a visita de representantes do município de Canoinhas para uma reunião de alinhamento e diálogo sobre futuras parcerias. Participaram do encontro a prefeita Juliana Maciel, a vice-prefeita Zenilda Lemos de Souza e o secretário de Governo, Carlos Eduardo Vipievski.
A reunião teve como foco a apresentação dos principais produtos e serviços oferecidos pela fundação, além da escuta das demandas e prioridades da administração municipal. A aproximação reforça o papel da Fepese como parceira estratégica na construção de soluções eficientes para o setor público, promovendo iniciativas que geram impacto real e contribuem para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios catarinenses.