Fepese traz suporte aos gestores com base em dados. A elaboração de políticas públicas requer uma análise minuciosa de prós e contras de alternativas em debate. Por mais que ideias possam trazer um embasamento teórico a determinada prática, dados efetivos e inteligência que permita uma conexão sobre as informações podem tornar as decisões mais eficientes.
Esse foi o caso da aplicação, em Florianópolis, de um ambiente de inteligência voltado à educação. Por meio de uma plataforma que facilita o acesso e o compartilhamento, a prefeitura reuniu informações relacionadas ao ensino do município e todas as bases de dados detalhadas a respeito dos resultados da educação na cidade. Com as bases de dados reunidas em um único ambiente virtual, é possível elaborar estratégias orientadas em informações de forma mais ágil e eficaz. O objetivo, de acordo com a prefeitura, é tornar a tomada de decisões mais assertiva.
Com o ambiente de inteligência, a capital catarinense é uma das primeiras do país a implementar gestão baseada em dados, em alinhamento ao modelo de governança de cidades mais inteligentes.
A plataforma utilizada em Florianópolis foi desenvolvida pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese). O sistema Ambiente de Inteligência busca dar suporte para a tomada de decisão dos gestores municipais com base em dados, norteando a elaboração de políticas públicas assertivas. A plataforma contempla mais de 150 painéis de dados relacionados a temas como administração pública, agricultura, assistência social, defesa civil, economia, educação, saneamento básico, saúde, segurança pública e turismo.
Uma das principais responsabilidades da gestão municipal é o gerenciamento adequado do orçamento público, viabilizando que os recursos sejam orientados ao atendimento das necessidades reais da população. A definição de prioridades e repartição entre as diversas áreas do orçamento pode se tornar um processo complexo e incerto, caso os gestores não tenham conhecimento completo sobre a evolução dos investimentos e resultados apresentados. Por isso, o Ambiente de Inteligência Fepese traz uma solução baseada em dados, visando tornar o processo de tomada de decisão mais simples e com melhores resultados práticos.
Entre os benefícios do Ambiente de Inteligência Fepese estão a centralização e agilidade no acesso às informações municipais de várias áreas em um só lugar, além da possibilidade de se tomar decisões baseadas em dados que sejam mais assertivas e justificáveis. Além disso, a plataforma é uma fonte de informação e traz transparência ao município. Com acesso fácil, mídia e população em geral podem buscar dados que desejam. Ainda, em um mundo com olhar cada vez mais voltado à sustentabilidade, a digitalização do processo de acesso à informação reforça a importância da eliminação da emissão de relatórios em papel.
Segundo a Fepese, além dos dados originalmente disponibilizados no Ambiente, o município ainda pode optar por personalizar a plataforma. É possível incluir informações de bases de dados próprias da gestão municipal, o que torna a fonte de dados e a tomada de decisões mais ricas e eficientes.
Em um mundo cada vez mais digital, a Inteligência de dados é o primeiro passo para que a gestão pública possa implementar uma jornada de transformação digital eficiente, com processos mais ágeis e produtivos.
A transformação possui como benefícios a otimização de processos, aumento de performance e impacto direto na satisfação dos usuários ou clientes. Segundo a Fepese, esses fatores não estão só na área privada, mas também na esfera pública.
A implementação de uma cultura e o desenvolvimento de estratégias para fomentar uma transformação digital ainda conta com alguns desafios como falta de planejamento, tecnologias inadequadas ou foco apenas nelas, sem planejamento estratégico. No entanto, a Fepese avalia que a relutância de profissionais à inovação, com apego excessivo à forma como “as coisas sempre foram feitas”, ainda é o maior entrave. Por isso, além de desenvolver sistemas e plataformas que são necessárias para avançar em direção a esse processo, o time precisa estar alinhado sobre as mudanças na rotina e nos processos que podem ser gerados a partir dessa transformação digital.
Mas, superados esses desafios, o resultado proporcionado pela transformação digital certamente vale muito a pena, com ganhos de melhoria na qualidade de vida da população que reside na região.
A Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) é uma entidade referência nacional em pesquisas e inovações tecnológicas. Fundada em 1977 na capital catarinense, a instituição atua como gestora de projetos públicos e privados, agência de integração de estágios, com seleção de candidatos para vagas de emprego e estágio, realizadora de cursos de capacitação e concursos. Além disso, oferece cursos de especialização e promove consultorias. A Fepese apoia projetos, empresas e organizações visando aproximar pessoas do conhecimento.