Fale com um de nossos atendentes! Dúvidas relacionadas a estágios clique aqui  e de Concursos Públicos clique aqui.

25/06/2025

Boas práticas municipais são destaques no Summit Cidades 2025

Mostra reconhece 46 iniciativas de relevância na gestão pública local e estimula o intercâmbio entre municípios catarinenses.

Reconhecer, inspirar e compartilhar, esses são os principais objetivos da Mostra de Boas Práticas Municipais, que integra a programação oficial do Summit Cidades 2025. A iniciativa busca valorizar experiências bem-sucedidas desenvolvidas pelos municípios catarinenses, incentivar a inovação na gestão pública e promover o intercâmbio de conhecimentos entre gestores de diferentes regiões do estado.

Realizada pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), em parceria com o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA), a Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM), o Consórcio Interfederativo Santa Catarina (CINCATARINA) e a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE), a Mostra acontece até esta quinta-feira (26), no CentroSul, em Florianópolis.

Neste ano, 46 práticas foram selecionadas para serem apresentadas em painéis organizados por eixos temáticos, com destaque para soluções criativas, sustentáveis e replicáveis em áreas como educação, saúde, meio ambiente, gestão fiscal, inclusão social e tecnologia.

“A administração pública enfrenta muitos desafios por operar sob regras diferentes do setor privado, o que muitas vezes limita a inovação. Ainda assim, há diversas práticas exitosas sendo desenvolvidas nos municípios. Por isso, a Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), o Consórcio Interfederativo Santa Catarina (CINCATARINA), a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE), o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA) e a Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM) criaram uma iniciativa para valorizar essas experiências e os servidores que as implementam. O resultado é o cadastro disponível em https://boaspraticas.ciga.sc.gov.br, que já reúne mais de 700 práticas acessíveis a gestores e cidadãos. Vamos premiar 46 práticas no Summit Cidades entre mais de 200 inscritas, todas com potencial de inspirar e ser adaptadas em outros contextos”, destaca Robson Back, diretor do Ciga.

Boas práticas e resultados na saúde

Entre as experiências na área da saúde pública que marcaram presença no espaço Boas Práticas do Summit Cidades, o Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Alto Vale do Rio do Peixe (CISAMARP) apresentou a Casa de Apoio em Florianópolis, que oferece estrutura completa para pacientes e acompanhantes em tratamento na capital.

O serviço garante acolhimento, refeições, transporte, pernoite e acompanhamento durante o tratamento, proporcionando conforto, dignidade e economia aos municípios consorciados. Segundo dados apresentados, a iniciativa gerou uma economia de quase R$ 400 mil e possibilitou cerca de 5 mil atendimentos a mais entre 2022 e 2025, quando comparada à manutenção isolada por municípios.

Já o município de Saudades (SC) compartilhou a experiência da cartilha educativa “Diabetes em Foco”, desenvolvida para pacientes em insulinoterapia e profissionais da saúde. A iniciativa surgiu diante do aumento de casos e das dificuldades na adesão ao tratamento, com relatos de uso incorreto da insulina, armazenamento inadequado e descarte irregular de resíduos. Com foco em educação e autocuidado, o projeto promove orientação, capacita agentes comunitários de saúde e fortalece a atenção básica. Como resultado, os registros de complicações relacionadas ao diabetes no município diminuíram, impactando significativamente também nas complicações da doença.

Para Dandara Backes, farmacêutica do município, a iniciativa vai além dos dados. “Esse projeto é importante de ser compartilhado porque apresentou resultados concretos — houve economia com atendimentos, consultas e tempo dos profissionais, mas, principalmente, impacto direto na saúde do paciente. Observamos uma melhora efetiva no tratamento, além da redução de riscos com o descarte incorreto de materiais, que poderia gerar danos maiores. Ficamos muito contentes com os resultados e com a aceitação dos pacientes, que utilizam bastante a cartilha e consideram o material interessante e útil”, destacou.

O Summit Cidades é realizado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), em parceria com o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga), o Consórcio Interfederativo Santa Catarina (Cincatarina), entre outras instituições.