Fale com um de nossos atendentes! Dúvidas relacionadas a estágios clique aqui  e de Concursos Públicos clique aqui.

09/11/2025

Comitiva brasileira chega a Guangzhou para missão internacional na China

O primeiro dia de agendas oficiais da Missão Internacional China 2025, realizado neste domingo (9), marcou o início da imersão da comitiva brasileira em um dos ecossistemas urbanos mais dinâmicos do mundo. As atividades começaram com a cerimônia de abertura oficial da missão, momento que reuniu prefeitos, secretários e gestores públicos. A imersão é uma realização da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) com parceria institucional da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) e do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da AMFRI (CIM-AMFRI).

Durante a cerimônia, realizada no distrito de Tianhe, Robison José Coelho, prefeito de Itajaí e presidente do CIM-AMFRI, destacou a importância estratégica da missão para o futuro das cidades da região, “Estamos aqui porque acreditamos no poder do conhecimento e da inovação para transformar a nossa região. A AMFRI cresce como poucos lugares em Santa Catarina, e precisamos de soluções inteligentes para segurança e tecnologia. Essa missão nos abre portas para entender práticas que já estão impactando milhões de pessoas e que podem inspirar o futuro das nossas cidades”, concluiu.

Para o Prefeito Tiago Baltt, um dos pontos fortes da missão é sem dúvidas a oportunidade de mostrar a nossa região para as empresas Chinesas que buscam regiões brasileiras para novos negócios. “Uma oportunidade para os nossos municípios apresentarem as áreas disponíveis e as políticas de incentivo para atrair essas empresas.”

Além de Robison e Tiago, estavam presentes na cerimônia de abertura e seguirão até o fim da missão os prefeitos Joel José Soares, de Ilhota; Leonel Pavan, de Camboriú; Libardoni Fronza, de Navegantes; Tiago Maciel Baltt, de Balneário Piçarras; e o vice-prefeito de Balneário Camboriú, Nilson Frederico Probst.

A programação seguiu com a visita ao Guangzhou Urban Planning Exhibition Center, um dos principais espaços dedicados ao planejamento urbano e ao desenvolvimento territorial da cidade. O centro, que é subordinado ao Departamento Municipal de Planejamento e Recursos Naturais de Guangzhou, reúne informações valiosas sobre a evolução histórica da cidade, seus planos de curto e longo prazo e as estratégias que orientam a modernização do território. Com mais de 10 mil metros quadrados de área expositiva, o local apresenta modelos, mapas interativos e iniciativas que mostram como a cidade combina tradição, tecnologia e políticas públicas para impulsionar seu crescimento sustentável.

A atividade permitiu observar a escala metropolitana de Guangzhou e compreender como decisões estratégicas de urbanismo moldaram seu crescimento acelerado.

O que é a Missão Internacional China 2025

Promovida pela Fepese entre 8 e 17 de novembro, a Missão Internacional China 2025 é uma imersão voltada à formação de lideranças comprometidas com cidades mais inovadoras, conectadas e sustentáveis. O programa reúne prefeitos, gestores públicos e especialistas em uma jornada por Shenzhen, Guangzhou e Hong Kong, três dos principais polos de inovação da Ásia.

A iniciativa conta com parceria institucional da AMFRI e do CIM-AMFRI, reforçando o trabalho conjunto dos municípios da região na busca por soluções urbanas eficientes. A programação inclui participação na China Hi-Tech Fair, a maior feira de tecnologia e inovação da China, além de visitas técnicas, reuniões estratégicas. O propósito central é promover a troca de experiências, fortalecer o diálogo internacional e ampliar o repertório de práticas de governança, planejamento urbano e tecnologia aplicadas à administração pública.

Comitiva segue em Guangzhou nesta segunda-feira

O segundo dia da missão será dedicado a agendas técnicas em Guangzhou. Pela manhã, a comitiva visitará o Sanding Smart City Center, referência internacional em Internet das Coisas (IoT), gestão urbana inteligente e integração de dados em larga escala.

O grupo também participará de uma reunião técnica com representantes locais, aprofundando o entendimento sobre modelos adotados na cidade. No período da tarde, está prevista uma visita à Câmara Internacional de Comércio de Guangzhou, onde serão apresentados mecanismos de cooperação econômica, oportunidades de parceria e estratégias que conectam o setor público a iniciativas inovadoras do ambiente empresarial chinês.