O segundo dia de atividades da Missão Internacional China 2025, realizado nesta segunda-feira (10), foi marcado por uma imersão em iniciativas de tecnologia aplicada à gestão pública e ao desenvolvimento urbano. A programação começou com a visita ao Sanding Smart City Center, um dos principais polos de pesquisa e integração de sistemas inteligentes voltados à administração municipal. O espaço é referência internacional em Internet das Coisas (IoT), análise de dados e gestão urbana em larga escala, reunindo soluções que conectam serviços públicos, monitoramento em tempo real e infraestrutura digital.
No período da tarde, o grupo visitou a Câmara Internacional de Comércio de Guangzhou, espaço que conecta governo, setor empresarial e iniciativas de inovação. Durante a atividade, o prefeito de Balneário Piçarras e presidente da AMFRI, Tiago Baltt, apresentou com detalhes as características da região, seus 11 municípios e as oportunidades de cooperação econômica e institucional. Além disso, empresários da região de Guangzhou apresentaram seus negócios, demonstrando interesse em estabelecer conexões com os municípios catarinenses, seja por meio do fornecimento de produtos ou serviços, seja pela possibilidade de instalar fábricas e operações no Brasil.
A comitiva segue para Hong Kong nesta terça-feira, onde realizará uma programação de deslocamento e atividades de integração regional antes de avançar para as próximas agendas oficiais previstas em Shenzhen.
A Missão Internacional China 2025 é um programa de imersão promovido pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) com parceria institucional da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) e do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da AMFRI (CIM-AMFRI), que reúne gestores públicos, prefeitos e especialistas em uma jornada de estudos e visitas técnicas nas cidades de Shenzhen, Guangzhou e Hong Kong. O programa inclui a China Hi-Tech Fair, a maior feira de tecnologia e inovação da China, e tem como objetivo promover troca de experiências, aprendizado sobre práticas de inovação, tecnologia e planejamento urbano, além de fortalecer o diálogo internacional entre poder público e setor privado, oferecendo aos participantes uma visão integrada de tendências globais que influenciam o desenvolvimento sustentável e a transformação de cidades e setores estratégicos.