A Missão Internacional Barcelona 2025, liderada pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), deu continuidade nesta segunda-feira (3) à sua programação de visitas técnicas e agendas oficiais. O grupo, formado por gestores públicos, parlamentares e profissionais de diversas áreas, cumpre uma série de compromissos voltados ao intercâmbio de experiências em inovação, sustentabilidade e gestão urbana.
Delegação é recebida no Consulado-Geral do Brasil em Barcelona
As atividades do dia começaram no Consulado-Geral do Brasil em Barcelona, onde a delegação foi recebida pelo diplomata Luis Fernando Corrêa da Silva Machado, chefe do Setor de Promoção Tecnológica e Comercial. Durante o encontro, foram apresentadas as principais frentes de atuação da representação brasileira, que incluem o apoio institucional, jurídico e cultural à comunidade brasileira e a promoção de parcerias estratégicas com o governo espanhol.
A reunião destacou a importância do Consulado no fortalecimento das relações bilaterais e na criação de oportunidades de cooperação entre o Brasil e o ecossistema catalão — reconhecido mundialmente por suas iniciativas em tecnologia, inovação e sustentabilidade.
Comitiva conhece projetos de mobilidade e requalificação urbana na BSM e no Port Olímpic
Na sequência, o grupo visitou a Barcelona de Serveis Municipals (BSM), empresa pública responsável pela gestão de serviços e equipamentos urbanos na cidade. Os anfitriões Albert Ramoneda Ricart, Renata Mitie Sagae Higuchi e Clément Duval apresentaram iniciativas voltadas à mobilidade sustentável e à transformação do Port Olímpic, que passou por um processo de revitalização para se tornar um espaço integrado, voltado à economia azul e à inovação.
A visita permitiu conhecer de perto os modelos de gestão urbana adotados por Barcelona, que combinam inovação, digitalização e sustentabilidade como eixos centrais de políticas voltadas à qualidade de vida e ao uso eficiente do espaço público.
Agenda de terça-feira inclui início das atividades no Smart City Expo
Nesta terça-feira (4), a comitiva brasileira será recebida pela Àrea Metropolitana de Barcelona (AMB), entidade pública responsável pela coordenação de políticas e serviços em 36 municípios. A programação prevê apresentações sobre o funcionamento e o financiamento do sistema de transporte público, a estrutura institucional e de cooperação, o planejamento urbanístico e a gestão de resíduos.
As exposições serão conduzidas por Diego Fernández Belmonte (diretor de Serviços de Transporte Público), María Peix (chefe de Cooperação), Xavier Mariño (diretor de Desenvolvimento de Políticas Urbanísticas) e Joan Carles Fernández Vallès (chefe de Logística e Inovação em Prevenção e Gestão de Resíduos).
Na parte da tarde, os participantes iniciam sua programação no Smart City Expo World Congress, o principal evento global voltado a cidades inteligentes. O congresso reúne mais de 25 mil participantes de 130 países, entre autoridades, especialistas e instituições públicas e privadas dedicadas a soluções para os desafios urbanos do século XXI.
O evento será o ponto central da Missão Internacional Barcelona 2025, proporcionando aos participantes contato direto com debates, tecnologias e experiências que estão moldando o futuro das cidades no mundo todo.