Fale com um de nossos atendentes! Dúvidas relacionadas a estágios clique aqui  e de Concursos Públicos clique aqui.

13/07/2023

Como Florianópolis utiliza dados para transformar a Educação do município

A Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, criou o “Ambiente de Gestão da Educação de Florianópolis”, plataforma pioneira que reúne informações do sistema público da capital catarinense. Nesse ambiente virtual estão reunidas todas as informações relacionadas ao ensino do município. A iniciativa vem se tornando referência para criações de novas plataformas de gestão.

Na plataforma estão 15 bases de dados, a exemplo do Censo Escolar, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), indicadores públicos importantes para identificação de setores a serem aperfeiçoados. Por reunir diversos bancos de dados, a plataforma, também conhecida como Ambiente de Inteligência, é uma inovação na gestão pública. Segundo o secretário Maurício Fernandes Pereira, ela amplia o acesso e o compartilhamento de informações e análise de dados em tempo real.

“Formamos equipes internas para cuidar da utilização dessas informações, para auxiliar na construção de política pública no âmbito da Educação, e há muitos benefícios, todos podem ter acesso, é transparente. Outro grande benefício é poder cruzar informações. Podemos fazer comparação da própria prefeitura com outras cidades do Brasil, que sejam referência. Tem facilidade e confiabilidade”, garante o especialista em implementação de ambientes de inteligência Sidnei Rodrigues, que coordenou o projeto representando a Fepese.

O sistema será utilizado pelos gestores do órgão central da Secretaria de Educação. Estão reunidos na plataforma, por exemplo, os sistemas de gestão administrativo-financeira, gestão de pessoas, gestão escolar e gestão de almoxarifado. Por meio da iniciativa desenvolvida pela Fepese, a administração da cidade reuniu uma série de informações acerca dos números disponíveis em salas de aula espalhadas por todo o município, gerando mais informação e construindo o atual panorama dos serviços de educação na localidade. A partir deste cenário, foi possível traduzir os números em estratégias.

Para o prefeito Topázio Neto, Florianópolis necessitava ter uma ferramenta como essa para otimizar o seu atendimento à população. “Mesmo com a nossa excelência na educação, havia ainda dificuldade na integração de dados das diferentes áreas”. Mauro Fiúza, presidente da Fepese, ressalta a importância da concentração dessas informações. “Com as bases de dados reunidas em uma única plataforma, o gestor tem acesso à informação de maneira mais ágil e eficiente. Assim, pode tomar decisões mais assertivas no dia a dia”.

Tags: