Fale com um de nossos atendentes! Dúvidas relacionadas a estágios clique aqui  e de Concursos Públicos clique aqui.

01/09/2025

Fepese e São José iniciam nova etapa para modernizar transporte coletivo

O transporte coletivo de São José entrou em uma fase decisiva para sua modernização após 16 anos sem atualizações. Em reunião realizada nesta segunda-feira (1º), a Prefeitura recebeu da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) o modelo inicial que servirá de base para a futura licitação do sistema, cuja última versão data de 2008.

A expectativa é que o estudo, conduzido pela Fepese com apoio técnico do LabTrans/UFSC, seja concluído até novembro. O levantamento contemplará planilhas de custos, diretrizes operacionais e a formulação de um novo modelo de funcionamento do transporte coletivo, adequado ao crescimento populacional e à expansão urbana do município.

Entre as propostas apresentadas está a ampliação do sistema, que hoje opera com sete linhas e 20 ônibus, para 13 linhas e 30 veículos, incluindo duas circulares. Também estão previstos pontos de integração temporal, que permitirão ao usuário embarcar em diferentes locais dentro de um período definido sem pagar nova tarifa, além da implementação de estruturas em áreas estratégicas e um sistema de bilhetagem mais eficiente.

O diagnóstico técnico elaborado pela Fepese tem como base uma ampla coleta de dados realizada entre junho e julho. Foram 902 entrevistas domiciliares para a Pesquisa Origem e Destino, 52 entrevistas dentro dos ônibus para a Pesquisa de Embarque e Desembarque e mais de 1.140 participações em pesquisa online, ainda em andamento.

De acordo com a equipe técnica da Fepese, o próximo passo será redesenhar rotas, calcular custos, definir a configuração das linhas e criar um sistema sustentável para operadores e atrativo para os usuários. A fundação ressalta que, com o diagnóstico consolidado, a etapa técnica de formulação do novo modelo operacional já está em andamento e vai nortear a modernização do transporte coletivo de São José.

Atualmente, o transporte coletivo municipal atende cerca de 150 mil passageiros por mês, com operação das 5h30 às 22h30. Além da atualização do sistema interno, São José também participa das discussões sobre integração metropolitana, em busca de soluções conjuntas para facilitar a mobilidade em toda a Grande Florianópolis. Com apoio da Fepese, o município dá um passo estratégico para garantir um transporte público mais moderno, eficiente e conectado às necessidades da população.