O município de Pedras Grandes conta com uma população de aproximadamente 4 mil habitantes e possui uma grande história, pois foi ali que iniciou a colonização italiana no sul do estado em 1877. O potencial turístico da cidade localizada na Amurel é gigantesco, devido à forte presença da cultura italiana e ao imenso patrimônio histórico e cultural.
Para discutir ideias e projetos para desenvolver o município, a FEPESE recebeu na sexta-feira, 28, o prefeito Agnaldo Filippi, recém chegado de uma extensa agenda em Brasília, onde entre outros órgãos visitou o Ministério do Turismo e a Embratur. O prefeito de Pedras Grandes foi recebido pelo superintendente Marcelino Hirofumi Ito e pelos gerentes Claiton Kley Varela e Maria Luisa Bruciapaglia. Também participou da reunião o jornalista Júlio Cancellier, produtor de uma série de documentários sobre a imigração italiana no sul do estado.
A pauta discutiu projetos como a “Restauração e musealização do Cemitério da Colonização Italiana de Azambuja (1877) – Pedras Grandes/SC” e outras ações voltadas à cultura e ao desenvolvimento turístico do município.
Para o prefeito Agnaldo Filippi, a participação das universidades como a UFSC, através da FEPESE, é de fundamental importância para orientar as pesquisas que estão sendo feitas na área. “Estamos divulgando Pedras Grandes e buscando parceiros para projetos que resgatem nossas origens”, disse o prefeito.