O 1º Seminário de Desenvolvimento do Campeonato Catarinense – Séries B e C, promovido pela FCF Academy em parceria com a Fepese, foi concluído na noite de quinta-feira (24/06) com palestras de alto nível e boa participação de profissionais vinculados aos clubes do futebol catarinense.
“Ficamos muito satisfeitos nesse primeiro evento. Além de contarmos com palestras de profissionais de alto nível, a adesão dos clubes foi muito boa. Os conteúdos e os debates foram muito positivos”, aponta o coordenador da FCF Academy, Marco Antônio Martins. “Já iniciamos os trabalhos para a elaboração de novos eventos no intuito de facilitar o acesso a conhecimento aos profissionais do futebol no Estado”, complementa.
O evento foi realizado de forma on-line, através da plataforma Zoom, entre segunda e quinta-feira (21 a 24/06). No primeiro dia ocorreu à abertura feita pelo presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Rubens Angelotti. Depois falou Marco Antônio Martins, que além de coordenar a FCF Academy, é diretor do Departamento de Arbitragem da FCF, seguido pela Gerente de Relacionamento da FEPESE, Maria Luisa Bruciapaglia. Ainda houve a palestra do representante do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (UFSC), Michel Milisted, que falou sobre a competência profissional dos treinadores.
No segundo dia de seminário, ocorreu uma palestra sobre regras com o membro do Departamento de Arbitragem da FCF, Cantucho João Setúbal. No mesmo dia o tema da palestra foi análise de desempenho, com o profissional do Figueirense Futebol Clube, Cristiano Garcez.
No terceiro dia o papo foi sobre treinadores. Na primeira parte, falou o auxiliar técnico do Avaí, Gabriel Bussinger, sobre a filosofia de liderança no futebol. A segunda palestra foi com o técnico do Joinville Esporte Clube, Leandro Zago.
O quarto e último dia de evento foram voltados a preparação física, com uma série de três palestras. Falaram Juliano Fernandes e Anderson Teixeira, ambos do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Futebol e do Futsal (UFSC) e Tiago Cetolin, coordenador científico do CRB-AL.
Marcus Vinicius/FEPESE
Fernando Ribeiro/FCF