R E L A T Ó R I O
A V A L I A Ç Ã O D E D E S E M P E N H O
Esta avaliação de desempenho é baseada em indicadores e parâmetros objetivos e tem por finalidade demonstrar os ganhos de eficiência obtidos na gestão de projetos realizados com a participação e colaboração da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos – FEPESE, na condição de fundação de apoio da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
Os resultados obtidos auxiliarão a FEPESE na promoção de melhorias nas atividades e serviços prestados, tendo como foco a satisfação dos anseios da instituição de ensino que apoia – UFSC. Outrossim, possibilitará o aprimoramento do planejamento das ações estratégicas da FEPESE, por meio de diretrizes que serão objeto de estudo pela Diretoria Executiva e Superintendência.
O relatório de avaliação de desempenho possibilitará, ainda, visualizar se a forma de sua atuação atende as expectativas e a realidade dos coordenadores e equipes dos projetos gerenciados por esta Fundação e dos servidores técnico-administrativos e docentes da instituição apoiada.
Como já dito, o objeto desta avaliação de desempenho é voltado exclusivamente aos serviços prestados aos projetos em que a FEPESE atua como fundação de apoio à UFSC, tendo como escopo as atividades realizadas e em andamento pela FEPESE.
Os resultados expressos neste estudo são oriundos de questionário padrão preenchido pelas pessoas que utilizam dos serviços prestados pela FEPESE na condição de fundação de apoio da UFSC e que estão direta ou indiretamente envolvidos no processo.
O método escolhido para esta pesquisa foi a Avaliação 360 Graus, assim compreendida:
Na avaliação 360º, conhecida também como Feedback 360 Graus, Feedback com Múltiplas Fontes, e Avaliação Multivisão, o colaborador recebe feedbacks simultâneos de diversas fontes ao seu redor (daí o nome 360º). Ele pode ser avaliado por seus pares de trabalho, superiores, subordinados, clientes internos e externos.
Fonte: http://www.sobreadministracao.com/avaliacao-360-graus-o-que-e-e-como-funciona/
Oportuno destacar que a avaliação 360º trará subsídios para o desenvolvimento e funcionamento da fundação, colocando em evidência suas competências, área de desenvolvimento, de forma a contribuir para que a FEPESE atinja sua missão.
O método de cálculo utilizado para a obtenção dos resultados foi a escala de Likert, com a tabulação ponderada, assim compreendida:
A escala Likert ou escala de Likert é um tipo de escala de resposta psicométrica usada habitualmente em questionários, e é a escala mais usada em pesquisas de opinião. Ao responderem a um questionário baseado nesta escala, os perguntados especificam seu nível de concordância com uma afirmação. Esta escala tem seu nome devido à publicação de um relatório explicando seu uso por Rensis Likert.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_Likert
Nesse contexto, é possível aferir o grau de satisfação, tendo por base a média dos pontos que podem ser considerados e interpretados entre questões com respostas como “sempre a nunca”, “ótimo a péssimo”, “rápido a lento”, que fornecem informações necessárias para concluir pela satisfação ou insatisfação dos serviços prestados pela FEPESE como fundação de apoio da UFSC.
Dentre os assuntos abordados no questionário objeto desta avaliação, foram elaboradas perguntas como o atendimento de solicitações; contato com a FEPESE para solucionar problemas; cumprimento das normativas, regimentos e legislações; eficiência e padrão de comunicação com os coordenadores de projetos; aspectos como atendimento às expectativas no desenvolvimento de atividades; segurança das informações prestadas; resposta às solicitações pertinentes à FEPESE e rapidez na solução dos problemas; dentre outros pontos que estão direto ou indiretamente representados no questionário padrão utilizado. Senão vejamos:
QUESTIONÁRIO UTILIZADO
As solicitações encaminhadas à FEPESE são atendidas?
( ) rápido ( ) normal ( ) razoável ( ) lento ( ) não atende
Você consegue contar com o setor responsável da FEPESE para solucionar os problemas?
( ) sempre ( ) muitas vezes ( ) às vezes ( ) raramente ( ) nunca
A FEPESE cumpre as normativas, regimentos e legislações?
( ) sempre ( ) muitas vezes ( ) às vezes ( ) raramente ( ) nunca
As informações prestadas pela FEPESE são claras?
( ) sempre ( ) muitas vezes ( ) às vezes ( ) raramente ( ) nunca
O relacionamento com a FEPESE atende as expectativas?
( ) ótimo ( ) muito bom ( ) bom ( ) razoável ( ) péssimo
Qual o comprometimento da FEPESE com as atividades de apoio desenvolvidas?
( ) ótimo ( ) muito bom ( ) bom ( ) razoável ( ) péssimo
Há transparência nos dados fornecidos pela FEPESE sobre os projetos que você atua?
( ) sempre ( ) muitas vezes ( ) às vezes ( ) raramente ( ) nunca
A FEPESE é organizada nos processos de execução do projeto?
( ) sempre ( ) muitas vezes ( ) às vezes ( ) raramente ( ) nunca
A FEPESE cumpre os prazos ajustados e previstos nos cronogramas?
( ) sempre ( ) muitas vezes ( ) às vezes ( ) raramente ( ) nunca
A equipe da FEPESE trabalha com responsabilidade e respeito?
( ) sempre ( ) muitas vezes ( ) às vezes ( ) raramente ( ) nunca
RESULTADOS OBTIDOS A PARTIR DAS RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO
As solicitações encaminhadas à FEPESE são atendidas?
Você consegue contar com o setor responsável da FEPESE para solucionar os problemas?
A FEPESE cumpre as normativas, regimentos e legislações?
As informações prestadas pela FEPESE são claras?
O relacionamento com a FEPESE atende as expectativas?
Qual o comprometimento da FEPESE com as atividades de apoio desenvolvidas?
Há transparência nos dados fornecidos pela FEPESE sobre os projetos que você atua?
A FEPESE é organizada nos processos de execução do projeto?
A FEPESE cumpre os prazos ajustados e previstos nos cronogramas?
A equipe da FEPESE trabalha com responsabilidade e respeito?
C O N S I D E R A Ç Õ E S F I N A I S
Das informações constantes neste relatório de avaliação de desempenho, elaborado com base em indicadores e parâmetros objetivos, verifica-se que, de fato, obteve-se ganho de eficiência na execução de projetos da UFSC geridos pela FEPESE, na condição de fundação de apoio.
O estudo demonstra uma radiografia detalhada do relacionamento da FEPESE como fundação de apoio da UFSC, com resultados satisfatórios, que possibilitam a adoção de medidas e ações por parte da Diretoria Executiva no curto, médio e longo prazo para aperfeiçoar sua atuação como fundação de apoio.
Oportuno consignar que o índice geral de satisfação, como restou demonstrado na presente avaliação, indica que a FEPESE cumpre com seu importante papel de fundação de apoio, de forma a facilitar as atividades de pesquisa, inovação tecnológica, extensão e prestação de serviços, fornecendo uma interface dinâmica de interação com a instituição apoiada – UFSC.
Vale destacar que os resultados obtidos enaltecem e reforçam a necessidade de a FEPESE continuar trabalhando com afinco no apoio às atividades desenvolvidas pela UFSC, com o crescimento e investimento das atividades de interesse da instituição apoiada.
Florianópolis, agosto de 2020.
Marcelino Hirofumi Ito
Superintendente Geral da FEPESE