Fale com um de nossos atendentes! Dúvidas relacionadas a estágios clique aqui  e de Concursos Públicos clique aqui.

26/10/2022

ESTUDO AMBIENTAL DO PARQUE URBANO E MARINA BEIRA-MAR É APRESENTADO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

Evento reuniu população, poder público e representantes da empresa vencedora da concessão. O processo para a construção do empreendimento Parque Urbano e Marina Beira-Mar avançou mais uma etapa na noite desta segunda-feira (24). Em reunião promovida pela Prefeitura de Florianópolis e liderada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), foi apresentado o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) do projeto.

Com transmissão ao vivo pelo YouTube da PMF, a audiência ocorreu no auditório da Assembleia Legislativa e reuniu mais de 230 pessoas entre munícipes, representantes do poder público e da empresa vencedora da concessão. Na mesa, além do prefeito Topázio Neto, estiveram presentes o secretário de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Juliano Pires, o presidente do IMA, Daniel Netto, e representantes da consultoria ambiental e empresa construtora.

Na primeira etapa da audiência, foi realizada uma apresentação dos aspectos arquitetônicos do projeto, que tem como função global a reaproximação da cidade com o mar. Em seguida, foram mostradas as características ambientais do empreendimento.

O presidente da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE), Mauro Fiuza, ressaltou a importância dessa audiência pública inicial. “É essencial que a população geral possa acompanhar todas as etapas desse projeto e ter certeza de que tudo está sendo feito em conformidade com as entidades competentes”.

“Muito mais que uma Marina, o projeto apresenta uma nova conexão entre o cidadão e o mar”, disse o prefeito Topázio Neto. “A proposta desenhada visa requalificar a Beira-Mar Norte, com um parque urbano de uso público destinado à população. Vale ressaltar que um dos grandes diferenciais do projeto é que tudo isso será realizado sem uso de recursos públicos”, completou.

A concessão válida por 30 anos abrange uma área total de 440 mil m², que prevê, além da área de espelho d’água destinada à Marina, mais de 132 mil m² de área de fruição pública. O espaço contará com um setor gastronômico e de serviços, além de espaço para esportes náuticos e terrestres, lazer e setor para realização de eventos.

O Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) pode ser acessado pelo link: <https://linktr.ee/marinafloripa>.

Texto: PMF • Fotos: Matheus Vargas/PMF