Fale com um de nossos atendentes! Dúvidas relacionadas a estágios clique aqui  e de Concursos Públicos clique aqui.

Com menor custo operacional e possibilidade de recrutar talentos, programas de estágio conectam empresas e instituições de ensino por meio da contratação de estudantes

Você se lembra do seu primeiro emprego? Entrar no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil e conseguir uma vaga no setor desejado, muito menos. No entanto, uma possibilidade contribui para que os jovens futuros profissionais possam adquirir experiência em suas áreas de formação: os programas de estágio, muitas vezes exigidos pelas universidades como componentes curriculares obrigatórios, permitem que estudantes regularmente matriculados no ensino superior e de outros níveis possam ingressar no mercado e começar a adquirir experiência profissional.

Contudo, além de ser uma excelente oportunidade para que os estudantes possam iniciar suas jornadas profissionais, os programas de estágio também trazem muitos benefícios para as empresas que optam por esse tipo de contratação.

Segundo Letícia Ximenes, que atua no departamento de Recursos Humanos da Escola Dinâmica, o contrato de estágio é a porta de entrada para o desenvolvimento de profissionais dentro da instituição:

— Os estagiários normalmente possuem um perfil muito inovador, tanto por estarem vivendo esse processo de formação, que faz com que eles tragam novidades, quanto pela sede de aprender e da vontade que eles têm de crescer dentro da organização, o que faz com que permaneçam motivados e envolvidos — conta.

Atualmente, a Escola Dinâmica possui 33 estagiários em seu quadro de funcionários, distribuídos entre as várias unidades do colégio. Uma delas é Gabriela Soares, que atua há dez meses como auxiliar de sala. Para ela, a oportunidade de fazer estágio durante a graduação é a chance de aprender na prática o que estuda em sua formação.

— Foi muito rápido encontrar um estágio. Eu conhecia a Fepese a partir da escola, que me direcionou para a instituição. Fiz meu cadastro e foi tudo muito prático, tive todo o suporte necessário — afirma Gabriela Soares, estagiária contratada via Fepese.

O estudante de Engenharia Elétrica e estagiário há um ano e meio na Inova Brasil, Eduardo Tarifa, ressalta que o período de estágio é muito importante para a formação profissional. Segundo ele, a principal vantagem é adquirir bagagem prévia para quando for se inserir no mercado de trabalho como profissional formado, além de ter a oportunidade de aprender e lidar com tecnologias diferentes daquelas com as quais tem contato na universidade, bem como fazer parte de grandes projetos realizados por empresas atuantes na sociedade.

— O estágio é muito importante para a formação profissional, a faculdade de Elétrica tem muitas áreas de atuação então, das matérias da faculdade, eu me interessei por projetos, e acabei indo para esse ramo — conta Eduardo.

Conheça as vantagens de contratar estagiários

  • Desenvolvimento de talentos Por meio de programas de estágio, as empresas podem recrutar futuros profissionais ainda durante o período em que eles estão se formando e se preparando para uma profissão. Isso faz com que a organização se transforme em um “celeiro de talentos”, pois está apostando no desenvolvimento de pessoas que poderão, futuramente, integrar o quadro de profissionais da empresa de forma plena.
  • Contato com as instituições de ensino Quanto mais integrado o mercado estiver com a academia, melhor para ambos os setores. Por meio da inserção de estudantes nas empresas, o contato entre a teoria e a prática fica mais próximo, além de abrir um importante canal de comunicação entre escolas e universidades e a instituição.
  • Oportunidades para os funcionários A partir do momento em que é contratado, o estagiário vai precisar de treinamento, pois essa será, possivelmente, a primeira experiência do estudante no mercado de trabalho. Isso dá abertura para que profissionais que já integram o quadro da empresa capacitem novos talentos, contribuindo para a formação de líderes e para que aqueles que já não estão mais tão próximos das universidades continuem aprendendo e se renovando.
  • Baixo custo operacional Comparado à contratação CLT ou PJ, o programa de estágio apresenta um baixo custo operacional para as empresas. O salário pago aos estagiários varia dependendo da carga horária e do nível de escolaridade do aluno. Além disso, encargos obrigatórios como FGTS, 13º salário e aviso prévio não são necessários nessa modalidade de contratação.

Quem pode contratar?

É comum que muitas pessoas pensem que apenas as grandes empresas podem contratar estagiários, mas este não é o caso: ter o apoio de um funcionário estagiário é uma possibilidade também para empresas de pequeno e médio porte, assim como para profissionais liberais.

Como contratar?

Referência em pesquisas e inovações tecnológicas, a Fepese possui uma Agência de Integração que conecta empresas e órgãos públicos a estudantes de diversas instituições de ensino. Ao todo, mais de 5.700 entidades públicas e privadas já optaram pela Agência de Estágios da instituição, que já gerou mais de 17 mil vagas para estagiários que ingressam no mercado de trabalho e colocam em prática o que aprendem em seus cursos de graduação, ou até mesmo antes disso, no ensino médio ou curso técnico..

Todo o processo é realizado pela Fepese, desde a divulgação das vagas, recebimento de candidaturas, o convênio com as instituições de ensino até a gestão do contrato e o cumprimento das exigências impostas pela legislação. Isso permite que a empresa contratante foque em seu negócio, enquanto a instituição se responsabiliza por todas as etapas relacionadas aos estagiários, otimizando as atividades de todos.

Com uma equipe especializada na Lei do Estágio e que cuida de todo o processo burocrático, bem como das exigências legais referentes ao desenvolvimento do estágio, a Fepese é responsável pela elaboração do termo de compromisso de estágio, avaliações semestrais, contratação de seguro de vida obrigatório, rescisão e demais documentações referentes ao vínculo com o estudante. Na modalidade de gestão total, a fundação ainda assume o controle de frequência e encerramento de contrato, além de fornecer assessoria contínua para a empresa.

— A Fepese faz toda a intermediação entre empresa, universidade e aluno. Desde 2021, temos parceria com a instituição com o intuito de realmente reestruturar nosso processo de estágio. A entidade tem um enfoque diferente que nos permite desenvolver vários processos, e a parceria tem sido muito bacana — diz Letícia Ximenes, do departamento de RH da Escola Dinâmica.

Para contratação de estagiários via Fepese, existem dois tipos de pacote: um em que a instituição faz a gestão completa do programa de estágio, e outro em que o cliente é o responsável pelo pagamento e pelo controle de frequência do estagiário. Independentemente do modelo escolhido, a empresa só paga o valor do serviço para a fundação quando contratar um estagiário; antes disso, não há custos.

A Agência de Integração de Estágios é apenas uma das frentes de atuação da fundação, que é uma instituição gestora de projetos públicos e privados e uma realizadora de cursos de capacitação e concursos. Fundada em 1977, a Fepese é uma fundação de direito privado, sem fins lucrativos, de utilidade pública municipal e estadual, registrada e credenciada junto ao Ministério da Educação – MEC e ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Quer contratar um estagiário? Conte com a Fepese.

Por Estúdio NSC

Na no dia 25/04, aconteceu a 3ª edição Conecta FEPESE no LK Design Hotel, em Florianópolis. O tema do evento foi “Cidades 2030: uma visão de futuro”, onde o palestrante principal, Josep Piqué, presidente da La Salle Technova, falou sobre como construir nossas cidades inteligentes.

O evento foi promovido pela FEPESE, Cincatarina e Ciga, patrocinado pela JBS e apoiado pelo Labtrans, Acate, Acats, Global Business Innovation Intelligence, Roque Propaganda e La Salle Tecnova Barcelona. 

Josep Piqué é presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP) e presidente executivo do La Salle Technova Innovation Park em Barcelona. É reconhecido pelo projeto 22@Barcelona, que transformou uma região da cidade em referência global de Cidades Inteligentes. Durante o evento, comentou sobre sobre o futuro das nossas cidades e o quanto isso está conectado com a inclusão social, fator imprescindível para manter todos conectados muito além da tecnologia. 

Além da palestra, promovemos um debate focado no futuro de Florianópolis, com a presença de Topázio Silveira Neto, prefeito de Florianópolis, a vice-presidente da divisão de Proteína Cultivada da JBS, Fernanda Vieira Berti e o moderador, Diego Brites Ramos, diretor da Vertical de Smart Cities da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) sócio e diretor geral da Teltec Solutions.

O evento contribuiu para que todos os presentes pudessem conversar, trocar experiências e debater ideias que são benéficas para o futuro da capital catarinense. Foi possível reunir atores e agentes do setor público, privado e a academia para trazer ao debate temas e informações relevantes para conectar o nosso presente com o futuro planejado e desejado.

Para encerrar o evento, mas continuar na promoção desse debate relevante, anunciamos a 2ª edição do Summit Cidades, que acontecerá de 23 a 25 de novembro, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis.

No dia 25 de abril será realizado o Conecta FEPESE, evento que falará sobre “Cidades 2030: uma visão de futuro” com o objetivo de debater tendências mundiais e o futuro das cidades criando, desenvolvendo, atraindo e retendo talentos e empresas com atuação global. O evento será realizado no LK Design Hotel, em Florianópolis (SC), a partir das 18h.

A programação contará com a presença de Josep M. Piqué, presidente da La Salle Technova, que abordará tendências mundiais no atual cenário de transformação digital e participará de painel com Topázio Neto, prefeito de Florianópolis, e Diego Ramos, vice-presidente de Relacionamento e diretor da Vertical Smart Cities da ACATE e sócio da empresa Teltec Solutions e Fernanda Vieira Berti, vice-presidente da Divisão de Proteína Cultivada da JBS.

O evento é o warm-up para o Summit Cidades 2022, evento que será lançado durante a programação no dia 25 de abril.

A CELESC lançou edital para vagas existentes no quadro de empregados e formação de cadastro de reserva da instituição. O processo seletivo é organizado pela FEPESE (Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos).

As inscrições estão abertas até as 16h do dia 12 de maio, e são feitas exclusivamente pela internet, no endereço – https://celesc2022.fepese.org.br/ – onde também pode ser encontrado o edital e outras informações. 

São vagas para os cargos de eletricista, técnico industrial em agrimensura, técnico ambiental, analista de sistemas, engenheiro em telecomunicações, médico do trabalho, analista de nível superior em pedagogia e comunicação social. Os valores da inscrição são de R$130,00 para os cargos de nível médio, R$140 para nível médio técnico e R$150,00 para nível superior.

A remuneração também varia de acordo com as vagas, nível do profissional, mas podem chegar até o valor de R$ 5.635,44, e todas possuem o benefício de vale-alimentação incluso. A lista completa com os números de vagas disponíveis e detalhes da prova está na íntegra no edital do certame, que pode ser acessado neste link. 

A Prefeitura de Pinhalzinho abriu dois editais para servidores públicos e formação de cadastro reserva. O certame é organizado pela FEPESE (Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos).

As inscrições para ambos concursos estão abertas até às 16h do dia 18 de maio de 2022 e são feitas exclusivamente pela internet. O edital para Fundação Municipal de Esporte e Cultura esta disponível aqui <https://2022fmecpinhalzinho.fepese.org.br/> e para a Secretaria de Administração e Planejamento aqui <https://2022pinhalzinho.fepese.org.br/>, em ambos endereços é possível encontrar todas as informações completas.

A Fundação de Esporte e Cultura busca Técnico Cultural, na Área Patinação sobre Rodas, a Secretaria de Administração e Planejamento procura Farmacêutico de Atenção Primária à Saúde e Agente Comunitário de Saúde. As inscrições variam de R$100,00 a R$150,00 dependendo da função e nível técnico exigido.

As vagas têm remuneração de R$1.707,45 até R$3.279,40, com carga horária de 20 a 40h. A lista dos cargos oferecidos está disposta na íntegra no edital, que pode ser acessado neste link. O candidato poderá se inscrever em apenas uma (1) função, opção que, após o pagamento da inscrição, não poderá ser alterada.

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) lançou edital para vagas existentes no quadro de empregados e formação de cadastro de reserva da instituição. O processo seletivo é organizado pela FEPESE (Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos).

As inscrições estão abertas até as 16h do dia 04 de maio, e são feitas exclusivamente pela internet, no endereço – http://2022casan.fepese.org.br – onde também pode ser encontrado o edital e outras informações. 

São diversas vagas confira as opções: instalador hidráulico/sanitário; operador de ETA/ETE;  agente administrativo operacional; operador de equipamento pesado; assistente administrativo; auxiliar de enfermagem do trabalho;, técnico de contabilidade; técnico de segurança do trabalho, laboratório, de edificações, de saneamento, eletrotécnico, de mecânica, em eletromecânica, de automação; administrador; advogado; analista de sistema; arquiteto; assistente social; biólogo; bioquímico; contador; economista; profissionais da engenharia civil, controle e automação industrial, segurança do trabalho, elétrica, mecânica, química, sanitária; geólogo; jornalista; médico do trabalho; psicólogo e químico. A taxa de inscrição varia de acordo com a escolha do cargo, sendo de R$100 a R$150.

A remuneração também varia de acordo com as vagas, nível do profissional, mas podem chegar até o valor de R$ 9.532,86. A lista completa com os números de vagas disponíveis e detalhes da prova está na íntegra no edital do certame, que pode ser acessado neste link. 

Nesta terça-feira, dia 30, a FEPESE participou de uma cerimônia para comemorar o projeto do novo prédio da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) com a presença do Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés.

No mesmo evento, foi autorizado pelo Governador, a realização de um concurso público organizado pela FEPESE para o preenchimento de 99 vagas nos níveis médio e superior para o quadro civil da instituição. 

O Superintendente, Marcelino Ito, participou da cerimônia e assinou os  documentos firmando a realização do certame com o Governo do Estado. “Contribuir e firmar parcerias como essa, fortalecem ainda mais nossa missão em contribuir com iniciativas que são importantes tanto para o setor público e privado e trazem bons frutos para a sociedade em geral”. 

Confira a matéria completa sobre o evento: https://www.sc.gov.br/noticias/temas/educacao-noticias/carlos-moises-lanca-pedra-fundamental-de-novo-predio-e-autoriza-concurso-publico-para-fcee 

Nos dias 24 e 25 de março, a FEPESE participou da Smart City Expo Curitiba como expositora em parceria com o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA), e o LabTrans da Universidade Federal de Santa Catarina. As três instituições levaram ao evento iniciativas e projetos que impactam positivamente a construção de cidades inteligentes.

Foram cerca de 10 mil pessoas de 30 nacionalidades, 50 empresas, organizações e prefeituras de todo o Brasil, 95 palestrantes de dez países. Esses são alguns dos números que representam a relevância da terceira edição do evento.

O evento apresentou o que há de mais inovador em Tecnologias Inteligentes para Cidades, Inovação e Negócios Disruptivos, Governança em uma Sociedade Inteligente, Mobilidade Inteligente para o Futuro, e Cidades Sustentáveis. As cinco temáticas dialogam com o tema que foi “O Futuro Urbano Liderado pela Sociedade”. Durante nossa participação na Feira de Exposições, recebemos mais de 370 visitantes que estavam interessados em conhecer nossas linhas de atuação para aplicar em seus negócios. 

Para o superintendente da FEPESE, Marcelino Ito, “participar de um evento desse porte é uma forma de gerar mais conexões com empresas, prefeituras e outros órgãos públicos que são fundamentais na construção de cidades mais inteligentes, somente através dessas trocas é que podemos mobilizar os diversos atores da sociedade para criar um futuro mais relevante.”

Para o presidente do Ciga e prefeito de Campos Novos/SC, Alexandre Zancanaro, a parceria entre o Consórcio, o Labtrans e a Fepese é impulsionadora e fomentadora do desenvolvimento em todos os municípios.“ A Cooperação traz soluções para todas as cidades de Santa Catarina e do resto do país”, destaca Zancanaro.

A participação da Smart City Expo Curitiba faz parte de uma série de atividades de aquecimento para nosso grande evento, o Summit Cidades 2022, que acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de novembro em Florianópolis.

 

O Município de São José lançou edital para diversos profissionais da saúde. O processo seletivo é organizado pela FEPESE (Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos).

As inscrições estão abertas até as 16h do dia 30 de março, e são feitas exclusivamente pela internet, no endereço – https://sjsaude.fepese.org.br/  – onde também pode ser encontrado o edital e outras informações. 

Ao todo são 47 vagas para diversos cargos: médicos com diversas especialidades; nutricionista; psicólogo; terapeuta; técnicos de saúde bucal, enfermagem e radiologia; agentes comunitários e de combate às endemias.  A inscrição é no valor de R$75,00.

A remuneração varia de acordo com as vagas, nível do profissional, mas podem chegar até o valor de R$ 6.247,93. A lista completa com os números de vagas disponíveis e detalhes da prova está na íntegra no edital do certame, que pode ser acessado neste link. 

1) Acesse o endereço eletrônico – http://comcap.fepese.org.br – no período das 16 horas do dia 22 de março de 2022 até às 17 horas do dia 06 de maio de 2022;

2) Clique em “Requerimento de devolução do valor da inscrição”, realize o login e preencha os dados solicitados, informando o estabelecimento, agência e número da conta de depósitos para crédito do valor da inscrição efetivamente paga e outros dados eventualmente solicitados;

Para mais informações acesse: http://comcap.fepese.org.br/

 

O Cincatarina, Consórcio Interfederativo Santa Catarina, esteve presente na FEPESE para conhecer mais detalhes da segunda edição do Summit Cidades. 

Parceiro da instituição e apoiador do evento em 2021, o Cincatarina tem grande contato com os 295 municípios do estado de Santa Catarina. A instituição oferece diversas soluções para as cidades, podendo atuar em diversas áreas da administração pública, como Segurança Pública, Relações Exteriores, Assistência Social, Previdência Social, Saúde, Trabalho, Educação, Cultura, Direitos da Cidadania, Urbanismo, Habitação, Saneamento, Gestão Ambiental e Ciência e Tecnologia.

Todas essas possibilidades têm grande sinergia com o objetivo do nosso evento: transformar nossas cidades em ambientes mais inteligentes e inovadores, com o apoio da esfera pública, privada e acadêmica da sociedade. 

A segunda edição do Summit Cidades já está sendo organizada e deve acontecer nos dias 23, 24 e 25 de novembro, em Florianópolis. 

Neste mês de março, o time da FEPESE se reuniu com a equipe da ACATS (Associação Catarinense de Supermercados) para apresentar nossas soluções, projetos e eventos. 

A ACATS representa os interesses do setor supermercadista de Santa Catarina, a instituição tem o objetivo de aprimorar sua parte operacional, através de controles internos, e entregar mais eficiência e transparência aos associados e sociedade. Por isso, a FEPESE viu potencial na instituição quando falamos de inovação e inteligência de negócio, porque podemos colaborar na conquista desses objetivos. 

Uma parceria de longa data registra mais uma entrega da FEPESE para a FCEE, Fundação Catarinense de Educação Especial. Neste encontro, divulgamos alguns dados e relatórios para a instituição. 

A FCEE foi a primeira instituição pública estadual do Brasil responsável pela definição e coordenação de políticas de Educação Especial. Atualmente beneficia milhares de pessoas pelo estado com estratégias de inclusão, que buscam garantir qualidade de vida e acessibilidade na sociedade. 

Nossa atuação com a FCEE já acontece desde 2012, quando realizamos o primeiro processo seletivo. Desde então já foram mais de seis concursos organizados pela FEPESE e um processo seletivo em andamento. Um exemplo de parceria firmado com sucesso, qualidade e transparência. 

 

No dia 15 de fevereiro, a FEPESE recebeu a visita técnica de uma comitiva do Sebrae de Tocantins. A equipe pôde conhecer a sede e compreender todas as linhas de atuação da instituição.

O Superintendente, Marcelino Ito, foi um dos responsáveis por receber a comissão e apresentar as soluções estratégicas da FEPESE, “adoramos receber equipes como essas, que também apoiam e fomentam a criação, a expansão e a modernização de ideias e empresas para que possamos trocar experiência e contribuir em conjunto com iniciativas importantes para o setor público e privado”.

A equipe do Sebrae era formada por Josiniane Braga Nunes, prefeita da cidade de Gurupi/TO, Paula dos Reis Coelho Alencar Sousa, gerente da regional sul do Sebrae e Thiago Milhomem Soares, gestor de políticas públicas também do Sebrae, além de outros pesquisadores de diversas áreas que vieram até a FEPESE em busca de inovação e networking.

Nos dias 5 e 6 de fevereiro, a FEPESE realizou as provas para os editais de Procurador Municipal de Florianópolis, Auxiliar Médico-Legal para o Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina e servidores públicos e profissionais da educação para o Município de Guatambu/ SC.

Para o cargo de Auxiliar Médico-Legal do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina, a prova foi realizada em 16 locais diferentes e obteve 11.237 pessoas presentes e 1.998 não compareceram à prova. Os resultados estarão disponíveis na data provável do dia 23/02/2022, no site oficial do certame https://igp.fepese.org.br/.

O certame realizado para a prefeitura de Guatambu, cidade que fica no oeste do Estado de Santa Catarina, obteve 1.221 pessoas presentes e 149 ausentes. As provas foram aplicadas na universidade UNOESC e na Escola de Educação Básica Olga Fin Travi. Os resultados preliminares da prova escrita estarão disponíveis na data provável do dia 16/02/2022, no endereço https://guatambu.fepese.org.br/.

O concurso para Procurador Municipal de Florianópolis foi realizado na Universidade Federal de Santa Catarina e na Escola de Educação Básica Simão José Hess. Ao todo foram mais de 2 mil pessoas presentes e 1.397 não compareceram ao local da prova, uma taxa de 62,45% de ausentes. Para acompanhar os resultados, acesse http://pgflorianopolis.fepese.org.br/.

Para contratar a FEPESE na realização de concursos públicos e outras funções, acesse nosso site e conheça mais sobre nossa instituição: https://fepese.org.br/concursos/