A palestra com Leandro Karnal marcou o último dia do Summit Cidades, nesta quarta-feira (28), em Florianópolis. A terceira edição do evento reuniu cerca de 5 mil pessoas em três dias de programação no CentroSul. O megaevento abordou diferentes eixos do desenvolvimento de cidades, em três palcos simultâneos: NSC, Compol e OAB.
Antes de Karnal subir ao Palco NSC, o presidente da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), Mauro Fiuza, e o superintendente Marcelino Ito, confirmaram a realização do Summit Cidades em 2024.
“Quero prestar uma homenagem a aqueles que realmente arregaçaram as mangas e nos propiciaram esse evento histórico. Estaremos juntos novamente no ano que vem”, falou Fiuza, chamando ao palco toda a organização do Summit.
O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, celebrou os resultados do Summit Cidades 2023, destacando a presença de mais de 200 municípios no evento.
“O Summit Cidades foi um sucesso para a cidade e se consolida como um dos principais eventos de Florianópolis. Discutir saúde, educação, mobilidade é importante para os gestores públicos, que saem desafiados para implantar nas cidades as inovações vistas aqui” disse Topázio Neto.
Confira os destaques do último dia do Summit Cidades 2023.
Palco NSC
Durante a tarde, o público parou para ouvir a palestra de Leandro Karnal, que é historiador e foi professor da Unicamp. Partindo de um contexto sobre a origem das cidades na história da humanidade, o intelectual fez reflexões sobre o envelhecendo da sociedade e a concentração populacional nas áreas urbanas.
Para Karnal, o planejamento urbano no Brasil deve levar em conta necessidades de saúde, mobilidade e acessibilidade. No chamado “século das cidades”, também são importantes políticas públicas inclusivas, e que as oportunidades de inovação do contexto atual sejam utilizadas para reduzir os impactos climáticos e a desigualdade.
Quem abriu a programação do palco foi André Agra, que coordena um projeto de cidadania digital no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). Agra acredita que é preciso adaptar a inovação à realidade regional. “Você precisa pensar as cidades inteligentes de forma transversal” falou, defendendo o investimento na tecnologia local.
As perspectivas de futuro e a necessidade de inovação nos negócios foi tema da palestra de Bruno Aracaty, empreendedor e co-fundador da rede social Colab, uma rede social que tem o objetivo de conectar os cidadãos ao governo e foi premiada mundialmente.
O palco também recebeu palestras sobre edifícios verdes, com Fernando Souza, consultor da International Finance Corporation (IFC) do Banco Mundial. Ele apontou tendências em investimentos imobiliários sustentáveis para a descarbonização de cidades. Tecnologia, inovação social, transparência e atração de investimentos para cidades também foram destaque no espaço.
Palco Compol
“O Summit Cidades é feito por uma família”, declarou Marcus Vinícius, sócio da Post Público e coordenador de comunicação do Summit Cidades, no último dia do evento no palco Compol. Marcus dividiu o palco com a advogada Gabriela Schelp, Maria Luisa Bruciapaglia, gerente de relacionamento da Fepese e Silvio Zancanaro, ex-prefeito de Campos Novos, numa conversa sobre o evento e a experiência na cidade.
Cheio de histórias e sotaques diferentes, o palco Compol apresentou a cientista política espanhola, Nerea Garcia, fundadora do Ousadia Política, que falou sobre a importância da estratégia nas campanhas eleitorais. A chilena radicada no Brasil, Soledad Urrutia, especialista em comunicação na gestão pública compartilhou o palco com a jornalista Maga Stopassoli e a deputada estadual de Santa Catarina, Paulinha, sobre casos de sucesso nas comunicação política.
Gilmar Arruda e André Balaban, ainda pela manhã, apresentaram palestras importantes sobre os cuidados com a mensagem, Chat GPT, Tiktok e outras plataformas. “o Chat GPT, é uma excelente ferramenta para produção de textos e tabelas e pode economizar muito tempo do profissional”, afirmou Balaban.
Uma das ferramentas mais importantes na estratégia de comunicação institucional hoje é o Social Media Gov, “usado para captar tudo que prefeituras, tribunais e outras instituições estão criando de conteúdo”, de acordo com o criador da plataforma, Rodrigo Abella. “O Social Media Gov é uma plataforma de análise de contexto, inspiração e tomada de decisão”, finalizou Abella.
Palco OAB
O Palco OAB recebeu grandes referências da área jurídica para debater os impactos da Nova Lei de Licitações (NLL) e compliance entre os setores público e privado. Uma das speakers convidadas foi a advogada Bruna Degani, especialista em direito do trabalho.
Advogada corporativa há nove anos, ela apresentou uma perspectiva do setor privado sobre as inovações nas licitações. “Entendemos que a NLL vem para compilar legislações que estavam em trâmite há 30 anos”, explicou Degani, complementando que as regras valem para os contratos estabelecidos antes do prazo de implantação da nova lei, em dezembro de 2023.
Fepese Experience
A terceira edição do Summit Cidades contou também com o Fepese Experience, um espaço exclusivo onde são compartilhadas experiências da gestão pública que tiveram impacto direto nas cidades. A gerente de Relacionamento da Fepese, Maria Luisa Bruciapaglia, falou sobre a iniciativa.
“A gente traz temas como a seleção pública, cybersegurança e a importância do turismo, por exemplo. Muitas vezes em painéis, com visões distintas abordando o mesmo assunto, e às vezes com palestras individuais. A gente comenta sempre que aprende com o erro dos outros, então é muito bom ter casos de quem errou várias vezes, até acertar, e estão sendo compartilhados neste ambiente”, explica.
Nesta quarta-feira (28), o Fepese Experience recebeu o vereador Gabriel Meurer, que também foi presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação da Câmara Municipal de Florianópolis. Em sua fala, o vereador relatou experiências como a criação da política municipal de Dados Abertos, a revisão de projetos de lei que definem o orçamento público da cidade e a análise anual de contas de cada gestão.
“O evento é muito importante para discutir assuntos relacionados à sociedade em geral e eu fico honrado em vir aqui debater ações sobre orçamento, transparência e o combate à corrupção”, completa.
Programação completa
O Summit Cidades contou ainda com sete salas paralelas, onde foram realizadas reuniões e encontros oficiais. Além disso, o evento contou com uma programação cultural, com show de música e dança e exposições de arte.