Fale com um de nossos atendentes! Dúvidas relacionadas a estágios clique aqui  e de Concursos Públicos clique aqui.

18/10/2024

Por intermediação da Fepese, MPSC e Fecam formalizam parceria com projeto Céos/UFSC

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) alinharam uma nova parceria para compartilhar dados por meio do sistema informatizado DOM – Diário Oficial dos Municípios. A iniciativa tem como objetivo aprimorar o projeto Céos, que utiliza inteligência artificial para prevenir fraudes e otimizar processos de licitação pública. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que gerencia o laboratório no desenvolvimento da tecnologia, conta com suporte da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese).

Com forte tradição no apoio à UFSC, a Fepese desempenha um papel essencial como intermediadora do acordo, garantindo a execução eficiente do convênio ao longo dos 60 meses previstos. Ao unir esforços entre academia e setor público, a fundação viabiliza que pesquisas aplicadas ganhem espaço na gestão pública, impulsionando a transparência e a eficiência administrativa.

O projeto Céos, resultado dessa colaboração, busca proporcionar aos promotores de justiça acesso mais dinâmico e inteligente a dados públicos relevantes, como contratos e legislações municipais. Com o novo acesso ao DOM, o MPSC poderá integrar essas informações diretamente em suas operações de controle e fiscalização, aumentando a eficácia na identificação de irregularidades.

Além de potencializar a tomada de decisões no setor público, a parceria reforça o papel da Fepese como uma das principais fundações de apoio à inovação e à pesquisa. A fundação garante a infraestrutura necessária para que o conhecimento acadêmico seja transformado em soluções práticas, beneficiando não apenas a administração pública, mas toda a sociedade. Com a formalização do termo de cooperação técnica entre MPSC e Fecam, o projeto Céos avança para uma nova fase, demonstrando como alianças bem estruturadas e mediadas pela Fepese podem gerar impacto positivo no combate a fraudes e na melhoria da governança pública.

Mais informações no Portal MPSC.