O projeto Central de Atendimento, uma parceria entre a Fundação InoversaSul e a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos Fepese, já ajudou dez prefeituras a unificarem os serviços aos cidadãos. A iniciativa fornece consultoria aos gestores municipais que querem implantar centrais de atendimento eletrônicas e físicas.
As centrais podem agregar ao menos 600 serviços municipais, estaduais e federais. Para isso, o projeto apoia cidades na integração com outras esferas, permitindo atender o cidadão de ponta a ponta – da emissão de identidade à busca por emprego.
“Os problemas do cidadão acontecem no município, não no estado, nem no país” destaca Ronny Fey, coordenador geral da Central de Atendimentos. O projeto une um time de especialistas para otimizar os recursos já disponíveis pela prefeitura, em cidades de todos os portes.
A ideia da central de atendimentos, que surgiu como uma iniciativa acadêmica em 2004, começou a atender cidades em 2014. Uma das primeiras experiências foi em Palmas, no Tocantins, que hoje conta com três unidades da central Resolve Palmas.
O case de Campos Novos também é considerado um sucesso. Em dois anos, a central Agiliza Campos Novos agregou o atendimento de toda a estrutura municipal e já atendeu 200 mil pessoas.
A central de atendimentos também atende Florianópolis, Timbó, Tubarão, Paraíso do Tocantins, além de outros projetos em desenvolvimento em todo o País.