Fale com um de nossos atendentes! Dúvidas relacionadas a estágios clique aqui  e de Concursos Públicos clique aqui.

27/06/2023

Segundo dia do Summit Cidades 2023 discute inovação social e criatividade

O segundo dia do Summit Cidades 2023, nesta terça-feira (27), foi marcado pelo aprofundamento de discussões sobre os desafios das cidades. O público compareceu em peso ao CentroSul, na região central de Florianópolis, para conferir palestras, feira de negócios e toda a gama de atividades preparadas pelo megaevento.

A programação do Palco NSC estava repleta de debates sobre cidades inteligentes, com palestras de Stella Hiroki e de Jessica Ocampos Olina, referências internacionais na área. Outro  destaque desta terça foi o Talk Criativo com o jornalista e head de rádios da NSC Comunicação, Porã Bernardes, e Felipe Stumpf. Já no Palco Compol, Fabio Veiga reuniu uma multidão para falar sobre campanhas políticas.

Uma variedade ainda maior de temas foi preparada para esta quarta-feira (28), terceiro e último dia da maior edição da história do Summit Cidades. O pensador Leandro Karnal será uma das principais atrações da programação.

Confira os destaques dos três palcos principais e espaços de interação do evento.

Palco NSC

A palestra que abriu o segundo dia de programação no Palco NSC foi na área da governança. Um painel com participação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, representado por Priscila Cabral, destacou a digitalização de documentos na gestão municipal, apresentando ferramentas de apoio do governo federal.

Na sequência, a doutora em Cidades Inteligentes Stella Hiroki falou sobre o assunto por uma perspectiva brasileira. “Cidades inteligentes não são apenas aquelas megaprojetos nos Emirados Árabes. Na verdade, cidades inteligentes são aquelas que olham para seus cidadãos e para a sua relação com a cidade, com intermediação da tecnologia” disse Hiroki, apresentando projetos desenvolvidos em centros urbanos e rurais no Brasil.

A tendência também foi apontada pela Ph.D. Jessica Ocampos, associada da Cambridge Enterprise University of Cambridge. A professora explica que o conceito de cidades inteligentes está convergindo para uma abordagem mais colaborativa, não apenas vinculada à tecnologia. “A tecnologia não é a meta final, é um caminho”, disse, reforçando que “as práticas de inovação precisam ser sob medida para cada realidade local”.

Com o objetivo de incentivar a transformação digital nas cidades, em palestra que reuniu diversos especialistas da área, foram apresentados estudos, cases de sucesso e estratégias que podem servir de exemplo para a aplicação dos municípios. O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina, Marcelo Fett, fez um relato sobre a recriação da pasta na atual gestão e apresentou ações adotadas até aqui, como o programa SC Inovadora.

Com mediação da jornalista Estela Benetti, o Summit Cidades 2023 promoveu um debate sobre as novas tendências da educação e a formação das pessoas nas cidades inteligentes. O professor e ex-secretário de Educação de Florianópolis, Mauricio Pereira, destacou a necessidade de adaptação dos professores às novas formas de pensar e ferramentas de ensino e pesquisa disponíveis aos estudantes. Para Lucia Dellagnelo, doutora em Educação, o fator mais importante para promover qualidade da educação são os professores, e o investimento para a formação da classe é fundamental.

Talk Criativo

Além das palestras nos três palcos principais do evento, o Summit Cidades 2023 também oferece a oportunidade de interação com palestrantes convidados durante um Talk Criativo. O head de rádios da NSC Comunicação, Porã Bernardes, e Felipe Stumpf, empresário e especialista em design de serviço e experiência, promoveram uma dinâmica com o público sobre a necessidade de inovação na vida profissional.

De forma bem humorada, os convidados compartilharam suas experiências profissionais, destacaram a importância do desenvolvimento de soft skills e reforçaram que a inovação ocorre além da simples adoção de tecnologias. Ao fim do workshop, todos os presentes participaram de uma dinâmica em que deveriam desenvolver um produto ou solução a partir dos temas abordados na oficina.

Palco Compol

O palco do Congresso de Comunicação Política (Compol) contou com a fala de Rubiane Kreuz, coordenadora de Comunicação do TRE-PR, que apresentou o case que criou para popularizar o Tiktok do Tribunal. Rubiane destacou a importância de usar as trends e todos os meios do momento para popularizar a comunicação digital das instituições. O tiktok do TRE-PR tem 85 mil seguidores e usa as dancinhas famosas no aplicativo para divulgar o conteúdo da entidade. O trabalho rendeu milhões de visualizações e está mudando a forma de olhar para as redes sociais nas instituições eleitorais.

Mister Pi e Porã, da Rádio Atlântida, divertiram o público e conversaram sobre a adaptação dos meios tradicionais de comunicação aos novos tempos. A manhã ainda contou com outros temas como a importância das comunidades e das pesquisas e o WhatsApp como elo de comunicação.

Durante a tarde, o Compol recebeu Samuel Jacques, contando histórias sobre erros que cometeu em eleições; Maurício Locks, sobre gestão de crise; Adriano Ceolin sobre o caso Simone Tebet e a renovação do MDB, entre outros. A atração mais aguardada pelo público do Compol foi um dos maiores profissionais de marketing político do Brasil, Fabio Veiga.

“Não se constrói digitalmente um candidato em ano de eleição”, disse Fabio, reforçando a importância de uma estratégia de comunicação continuada de marketing pessoal e político. Lembrou, no entanto, que nenhuma propaganda substitui o contato real. “Uma coisa que eu aprendi é que presença física nos bairros, nas ruas, nas comunidades vale mais que uma obra feita, mais que um viaduto. Mesmo que seja para dizer “não”, porque eles sabem que não estão abandonados”, comentou.

Chefe de gabinete do município de Porto, em Portugal, Vasco Ribeiro falou sobre comunicação estratégica em autarquias no Palco Compol. “O Summit foi o evento que eu participei no qual mais se pensou cidades”, destacou o palestrante.

Palco OAB

Entre os principais temas discutidos no palco organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina está a Nova Lei de Licitações. A presidente da Comissão de Licitações e Contratos da OAB/SC, Camila Steiner, explica que a legislação alterou o modelo de contratação no setor público, agregando requisitos comuns no setor privados.

A presidente também destaca a importância de trazer o tema ao Summit Cidades 2023. “Há uma necessidade não só de capacitar os profissionais a utilizarem a lei, como também de inserir essa nova cultura. É a segunda edição que a OAB está participando desse grande evento e a gente vê o pessoal gostando, um conteúdo de qualidade, e isso é muito gratificante”, finaliza.

A programação do palco oferece um aprofundamento em governança. Para contribuir com o desenvolvimento de uma consciência sustentável nas compras públicas, a advogada Nicolle Schneider palestrou sobre as mudanças que devem ser adotadas pelas administrações públicas em relação ao planejamento, estudos socioambientais e análise técnica dos processos licitatórios.

Público elogia evento

O secretário de Administração do município de Luzerna, Angelo Brandalise, valoriza a importância que esta troca de experiências de sucesso tem para os municípios de pequeno porte. “Nosso município também veio apresentar cases em que somos referência e isso é muito interessante, com vários palcos, várias salas e uma semana de grande aprendizado para todo mundo”.

Para Gabriel Duwe, assessor parlamentar na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a organização do evento e a possibilidade de aperfeiçoamento profissional são os principais destaques do Summit Cidades 2023. “A opção de usarmos os fones permite que, ao mesmo tempo em que ouvimos a palestra, possamos interagir com outras pessoas e seguir com o nosso networking. É um ganho muito grande ter um evento aqui com atrações de todo o país, para reforçar nosso conhecimento, compartilhar informações, trocar ideias e acabar se aperfeiçoando”, completa.

O coordenador do Núcleo de Criação da Prefeitura de Florianópolis, João Guilherme de Oliveira, também elogiou o formato com três palcos e o conteúdo das palestras oferecidas. “A qualidade dos palestrantes e expositores foi outro ponto positivo qua ajudou  na consolidação do evento como a mais nova referência  em abordagem da gestão pública e atração de investimento”, finaliza.

Tags: