Fale com um de nossos atendentes! Dúvidas relacionadas a estágios clique aqui  e de Concursos Públicos clique aqui.

28/06/2024

Summit Cidades 2024 bate recorde de público e reúne cerca de 9 mil pessoas

A quarta edição do Summit Cidades, realizada no CentroSul, em Florianópolis, entre 24 a 26 de junho, registrou um recorde histórico de público, com quase 9 mil participantes ao longo dos três dias. O evento se consolidou como um dos principais encontros sobre desenvolvimento urbano no Brasil, proporcionando uma programação intensa de palestras, workshops e debates que envolveram autoridades, profissionais da comunicação política, empreendedores e especialistas de diversas áreas.

Reflexões e inovação

Monja Coen atraiu a atenção do público no Palco NSC no primeiro dia de evento, abordando a importância do afeto e da empatia nas relações de trabalho, destacando como essas práticas podem transformar cidades e ambientes corporativos. Ainda na segunda-feira (24), o navegador Amyr Klink compartilhou suas experiências de superação e inovação em expedições marítimas pelo Atlântico Sul, incentivando o público a se adaptar e inovar diante das adversidades.

Ainda no primeiro dia, o evento também contou com a participação de figuras relevantes para a política catarinense, como o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, que discutiu o desenvolvimento urbano sustentável. No âmbito da inovação, o evento promoveu a apresentação de trabalhos científicos no Summit Cidades Academy. Além disso, o Compol, maior evento de comunicação política do Brasil, iniciou suas atividades com palestras de profissionais renomados, como Upiara Boschi e representantes do TikTok Brasil.

Políticas públicas e microempreendedorismo

O segundo dia foi marcado pela presença de autoridades políticas. O ministro do Empreendedorismo, Márcio França, destacou a importância das pequenas empresas na economia brasileira, dinamizando e gerando empregos. Também palestrou o ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, que enfatizou a ética e o engajamento acadêmico.

Um painel sobre a economia catarinense reuniu os presidentes da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), João Paulo Kleinübing, que discutiram o potencial de Santa Catarina como um estado de oportunidades.

Em comemoração aos 190 anos da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o deputado estadual Mauro de Nadal, destacou a união política como fator essencial para o desenvolvimento regional. Encerrando o dia, o ministro das Cidades, Jader Filho, abordou programas de renda básica e políticas habitacionais, enfatizando projetos importantes para a infraestrutura de Santa Catarina.

Encerramento com Serginho Groisman

No último dia, o comunicador e apresentador Serginho Groisman foi o destaque do evento. Compartilhando sua trajetória e visão sobre a Comunicação, Groisman interagiu diretamente com o público, que pôde realizar uma série de perguntas ao apresentador. O dia também contou com palestras sobre prevenção de desastres, do deputado federal Pedro Aihara, e o uso de inteligência artificial na política e serviço público, além de discussões sobre governança urbana com autoridades internacionais, como Vasco Ribeiro, chefe de Gabinete da prefeitura do Porto, em Portugal.

Avaliação e impacto

A avaliação de conteúdo realizada com os participantes revelou um alto índice de satisfação: 92,53% no primeiro dia, 90,9% no segundo e 90,55% no terceiro consideraram as palestras relevantes. O evento também proporcionou oportunidades de capacitação, networking e prospecção, com 512 palestrantes, 8,6 mil participantes e 13 experiências simultâneas, incluindo workshops, reuniões e uma feira de negócios.

Realização e parcerias

O Summit Cidades 2024 foi organizado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), em parceria com o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga), Consórcio Interfederativo (Cincatarina) e com a correalização da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). Mais de 70 empresas e instituições, entre realizadores, parceiros estratégicos e patrocinadores, participaram da construção do evento, que é considerado o maior encontro de cidades do Brasil.