A parceria entre o Summit Cidades 2025 e a startup catarinense Blueworld gerou resultados concretos e sustentáveis durante os três dias de evento realizados no CentroSul, em Florianópolis. Com um público estimado de 12 mil pessoas, a iniciativa evitou o consumo de 24 mil garrafas plásticas de 500 ml e promoveu uma expressiva economia de água e geração de esgoto.
Seguindo orientações da Agência Nacional de Água (ANA) para o abastecimento em eventos, o Summit ofereceu água filtrada gratuita, calculando um consumo médio de 1 litro por pessoa por turno. Com isso, foram entregues 12 mil litros de água potável aos participantes, sem custo, representando uma economia de aproximadamente R$ 96 mil, com base no preço médio de uma garrafa de água mineral (R$ 4,00).
Além disso, a Blueworld foi responsável por ajustar as 22 torneiras dos lavatórios do CentroSul, utilizando válvulas de controle de vazão que reduziram em 50% o volume de água por acionamento. Com essa tecnologia, cada uso gerou consumo entre 0,5 e 1,5 litro, contra os 1 a 3 litros de uma torneira comum.
Essa intervenção resultou em uma economia estimada de 12 mil litros de água, considerando que cada participante utilizou os banheiros ao menos uma vez. O impacto vai além: ao evitar esse volume, também foram 9.600 litros de esgoto que deixaram de ser gerados.
Com essa ação, o Summit Cidades não apenas reforçou seu compromisso com a inovação, mas também deu um passo importante rumo a eventos mais sustentáveis e conscientes, mostrando que soluções simples, quando bem aplicadas, podem gerar grande impacto ambiental.