Como transformar uma tradição cultural em um evento de grande porte, capaz de movimentar a economia e atrair milhares de pessoas? Essa foi uma das questões que orientaram as discussões do Oktoberfest Summit 2026, realizado de 20 a 22 de outubro, em Blumenau (SC).
O superintendente geral da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE), Marcelino Ito, participou do encontro como palestrante, contribuindo para o debate sobre o futuro dos eventos, da educação e do entretenimento.
O Oktoberfest Summit reuniu profissionais e representantes de diferentes setores para discutir os bastidores de grandes eventos, com temas relacionados a planejamento, gestão, turismo, comunicação e economia criativa.
A participação de Marcelino trouxe para o debate a experiência da FEPESE na organização de eventos de grande dimensão, como o Summit Cidades, realizado pela Fundação. A iniciativa reúne gestores públicos, especialistas, representantes de instituições e profissionais para discutir soluções e compartilhar conhecimentos sobre o desenvolvimento das cidades.
A realização de eventos dessa magnitude exige planejamento estratégico, articulação entre diferentes setores e capacidade de transformar ideias em experiências para o público. Nesse contexto, a troca de conhecimentos entre profissionais contribui para ampliar perspectivas e fortalecer práticas de gestão.
A presença da FEPESE no Oktoberfest Summit 2026 reforça a atuação da instituição em espaços de diálogo e compartilhamento de experiências, valorizando o conhecimento e o relacionamento institucional.