“Qual é a primeira marca que vem à mente quando você pensa em…?” É essa pergunta aberta, sem múltipla escolha, que foi feita ao consumidor catarinense para definir o que é uma marca Top of Mind. Dessa forma, as empresas mais lembradas de maneira espontânea pelos entrevistados revelam as marcas que conseguem se manter presentes na mente do consumidor. A edição 2022 da premiação aconteceu na noite desta quinta-feira (25), na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).
É para celebrar as conexões e o vínculo com o público catarinense que o especial Top of Mind chegou a sua 27ª edição. Com o tema “As marcas que estão na cabeça são moldadas no coração”, essa edição teve como propósito reconhecer os negócios que começaram como um sonho para os empresários e, hoje, exercem um impacto expressivo na vida do cidadão catarinense. São marcas de diversos setores — do comércio, da indústria ou de serviços, e que foram apresentadas nesta quinta-feira (25) em uma cerimônia especial.
Promovida pela NSC em parceria com o Instituto Mapa, a premiação reconheceu as marcas mais lembradas em duas frentes: Top População e Top Executivos. Somadas, foram 39 categorias que premiaram empresas de diversas origens que têm em comum a capacidade de se moldar para o futuro a partir de Santa Catarina.
Para Norberto Colla, diretor de tecnologia de informação e logística da Rede Angeloni – vencedor na categoria “Supermercado” Top of Mind – entre os atributos que tornam uma empresa Top of Mind estão a valorização de sua equipe.
— Tem que ser uma empresa ética, ligada à comunidade, que respeite o meio ambiente, tenha ação social. [Uma empresa] Que use os seus colaboradores como o grande personagem para conquistar, cativar e fidelizar os seus clientes — diz Colla, que completa: — Não tem como ser Top of Mind sem ter uma equipe vencedora.
Gilson César é diretor de mercado e expansão da Orsegups, que venceu a categoria “Empresa de vigilância e segurança”. Para definir o que é uma marca Top of Mind, ele citou a frase: “Nenhuma marca se sustenta a longo prazo sem um bom produto, mas nenhum produto sobrevive ao mercado sem uma boa marca”.
— Essa conjunção com poder fazer, com que os consumidores provem e queiram continuar consumindo, é fruto de sonho e de trabalho — destaca. — Quando você recebe esse reconhecimento, você pensa “Valeu a pena”. Não importa o tamanho a escala, o que importa é esse olhar do consumidor pra nós — completa César.
Já para Lucas Pereira, diretor do Fort Atacadista, ganhador na categoria “Supermercado Atacadista”, chegar na comunidade é a principal característica de uma empresa Top of Mind.
— Relacionamento com o cliente, a honestidade, realmente fazer o que diz, e investir nas comunidades onde tá presente, devolver parte do que ganha pra sociedade — pontua. Para Pereira, o critério que torna a empresa vencedora da premiação é o que torna o evento especial.
— É uma das nossas premiações favoritas, porque ela premia, não o maior, o que fatura mais, mas o que foi escolhido pela população — ressalta. Segundo Colla, o bom trabalho de uma empresa é refletido por meio dos clientes.
— É o evento mais importante para o empresariado. Aqui se demonstra claramente aqueles que estão no Top of Mind dos catarinenses. Isso é um trabalho muito árduo e tem que ser valorizado. E esse evento, valoriza, engrandece, apoia e agrega todos os empresários — fala.
Eduardo Koerich, gestor de compras da Koerich, eleito Top of Mind na categoria “grupo familiar destaque catarinense”, destaca que o reconhecimento é fruto de anos de trabalho.
— São anos de histórias que a gente vai construindo uma relação próxima ao consumidor, na entrega de serviços, de produto da proximidade da nossa equipe com o consumidor e isso faz com que a marca seja reconhecida como Top of Mind — orgulha-se Koerich.