Fale com um de nossos atendentes! Dúvidas relacionadas a estágios clique aqui  e de Concursos Públicos clique aqui.

062025-Seleção de Bolsistas

Bolsa

Carga horária: 6 horas
Escolaridade: Ensino Superior Pós-graduação
Área de atuação: Ciências Sociais / Design Instrucional / Pedagogia
Cidade: Brasília

Processo seletivo com finalidade de selecionar bolsistas que irão desenvolver atividades no âmbito do Projeto “MBA em Pessoas, Liderança e Inovação”.

As orientações do Edital 06/2025 – Seleção de Bolsistas, encontram-se disponíveis no arquivo Edital 06/2025 – Seleção de Bolsistas, anexado a esta vaga.

Sobre o projeto:

O presente Processo de Seleção de Bolsistas tem como finalidade formar lista classificatória para o preenchimento de vaga de Desenho Instrucional – Web do curso “MBA em Pessoas, Inovação e Liderança” coordenado pela Coordenação-Geral de Especialização e MBA da Fundação Escola Nacional de Administração Pública – Enap. A FEPESE será responsável pelo cadastramento dos bolsistas selecionados, bem como pelo pagamento das bolsas aos estudantes.

O dia a dia do Bolsista:

As atividades serão desenvolvidas em formato híbrido, quando necessário, as atividades presenciais ocorrerão em Brasília na sede da ENAP.

  • Executar o plano de trabalho do bolsista, sob a supervisão de membros a serem indicados pela Coordenadora Geral do Projeto;
  • Atuar no Desenho Instrucional do curso, desenvolvendo entre outras, as seguintes atividades;
  • Desenvolver suas atividades, conforme as políticas e procedimentos estabelecidos pelo coordenador pedagógico designado pela Enap;
  • Participar de reuniões de alinhamento com a coordenação da Enap e Coordenador Pedagógico;
  • Analisar e revisar pedagogicamente as entregas referentes às disciplinas por parte dos conteudistas;
  • Adaptar conteúdos para a linguagem dialógica e sugerir recursos instrucionais didático pedagógicos no conteúdo das disciplinas considerando a acessibilidade do material quando necessário;
  • Construir a matriz de desenho instrucional das disciplinas; junto com o professor conteudista, utilizando como referência os documentos norteadores do curso;
  • Realizar o desenho instrucional das disciplinas que compõem a especialização após a validação pedagógica de cada disciplina com para adequação e alinhamento instrucional para implementação; retornar o material para a revisão do conteudista, devido aos ajustes textuais e proposições pedagógicas;
  • Validar a revisão do conteudista e verificar se todas as pendências foram atendidas;
  • Enviar os templates para o coordenador de curso/coordenador pedagógico e encaminhar para a revisão de português;
  • Receber do coordenador de curso os templates revisados pelo revisor de Português e adequar de acordo com a revisão realizada;
  • Realizar o desenho instrucional do AVA;
  • Enviar os templates para a produção do design gráfico promover as ações;
  • Validar o design gráfico juntamente com a área e com o coordenador pedagógico;
  • Enviar os templates validados para a implementadora (moodle e articulate);
  • Acompanhar a implementação;
  • Validar a implementação no Moodle, Articulate ou em demais instrumentos conforme a necessidade do curso juntamente com a coordenação da Enap e com o coordenador pedagógico;
  • Roteirizar os conteúdos das disciplinas, estudos de caso e outros materiais da disciplina;
  • Organizar as apostilas das disciplinas para PDF acessível;
  • Realizar análise pedagógica de todas as questões avaliativas de cada disciplina e realizar ajustes após a revisão dos docentes;
  • Enviar as atividades avaliativas para o coordenador de curso providenciar a revisão de português;
  • Validar os ajustes da revisão de português;
  • Encaminhar as atividades para implementação moodle;
  • Verificar e validar a implementação do banco de questões por nível de dificuldade, no Moodle;
  • Reunir com a equipe de produção sempre que necessário;
  • Participar das reuniões solicitadas pelo coordenador pedagógico, pelos conteudistas, pela equipe CGMBA ou pela equipe de implementação web;
  • Esclarecer eventuais dúvidas dos conteudistas sobre a utilização dos roteiros durante a etapa de produção dos conteúdos das disciplinas do curso;
  • Receber o material dos conteudistas enviado pela Coordenação do curso;
  • Elaborar o documento orientador de edição das videoaulas para a equipe de edição;
  • Acompanhar e validar os ajustes gráficos dos slides de suporte às aulas incluindo a acessibilidade;
  • Roteirização de animações;
  • Roteirização dos tutoriais de navegação do AVA e do curso;
  • Realizar reuniões de orientação e alinhamento com a equipe de produção multimídia e especialistas Moodle;
  • Elaborar o documentos estruturantes do curso, tais como, guia do estudante, roteiros de tutoriais de navegação, entre outros documentos necessários ao apoio do estudante ao longo do curso;
  • Acompanhar as atividades de produção de conteúdo e implementação multimídia do curso, incluindo todas atividades para a implementação web do curso. Essas atividades serão homologadas pela coordenação da Enap e validadas pelo coordenador pedagógico;
  • Realizar os ajustes solicitados pela Enap e Coordenador Pedagógico, sempre que necessário;
  • Todos os materiais desenvolvidos para o curso deverão ter como diretriz o desenho universal de forma a atender as pessoas com deficiência;
  • Elaborar e entregar, para a coordenação da Enap, relatórios semanais de execução parcial dos produtos, incluindo informações relevantes sobre o progresso, os desafios encontrados e quaisquer observações importantes;
  • Realizar, juntamente com o coordenador pedagógico, a avaliação da oferta piloto e elaborar relatório propondo ajustes do DI do curso, disciplinas e outras alterações que forem necessárias para melhoria do curso;
  • Acompanhar os ajustes da oferta piloto com o registro do fim da atividade, comunicando por e-mail à equipe do projeto;
  • Ter responsabilidade pela lisura e integridade das informações prestadas nos processos sob sua responsabilidade, portando-se com ética e profissionalismo, pela confidencialidade e sigilo das informações, bem como pelos equipamentos e materiais colocados à sua disposição.

Nos casos de substituição ou cancelamento, em até 30 dias, o bolsista que encerrou as suas atividades deverá apresentar o relatório das atividades desenvolvidas até a data da interrupção.

Carga horária e Remuneração:

Graduação e Pós-graduação
Valor da bolsa: R$3.706,40
Carga horária: 30h semanais

O que esperamos:

  • Dispor de horas semanais (30h/semanais) para garantir a participação em reuniões e nas entregas dentro do prazo estabelecido;
  • Possuir vínculo como estudante de pós-graduação, de instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais; ou ser servidor de Instituição Federal de Ensino Superior – IFES ou demais Instituições Científicas e Tecnológicas – ICTs;
  • No caso de estudantes de pós-graduação devem estar regularmente matriculados em Instituição de Ensino Públicos ou Privados;
  • As informações prestadas constituirão a principal base (critérios) de análise para a seleção dos bolsistas (Item 2.5);

A. Atestado de matrícula ou de vínculo com Instituição de Ensino Superior (em formato PDF);
B. Currículo (em formato PDF);
C. Portfólio (em formato PDF).

Para seleção dos bolsistas serão avaliados a pertinência, a conformidade e o conteúdo dos documentos exigidos no item 2.5 por uma comissão designada pela Coordenadora-Geral do Projeto, a qual presidirá esta comissão, e outros integrantes do projeto.

É de inteira responsabilidade do candidato o envio da documentação completa no ato da inscrição sendo que os arquivos deverão estar legíveis em formato PDF.

Inscrições:

O candidato deverá preencher o Formulário Google (https://forms.gle/Px3kXcVYd9569X2s5) até o dia 07 de setembro de 2025.

O resultado da seleção será divulgado no site https://fepese.org.br, conforme cronograma disposto no Item 5 do Edital.

Para maiores informações acesse o edital em anexo: Edital 06/2025 – Seleção de Bolsistas